Rony Arthur Zimmermann |
Pontos turísticos naturais, como o Lago Negro, ficam cobertos de neve no rigoroso inverno da serra. |
O Festival de Inverno de Gramado reunirá um grande conjunto de atividades culturais voltadas para o morador e para os turistas e terá como palco os belos espaços públicos e privados da cidade, como o Lago Negro, Rua Coberta, Lago Joaquina Rita Bier, Espaço Cultura Black Bull, Centro de Cultura e Praça das Comunicações. As atividades tiveram início na última sexta, dia 1.º e seguem até dia 20 de setembro, fazendo de Gramado a capital do inverno e da cultura, com a realização de eventos consagrados como Festival de Cinema e a Feira do Livro, além de novidades como o projeto Gramado Canta e Encanta. Ao todo serão mais de cinqüenta shows musicais.
Organizado pela Secretaria de Turismo de Gramado, o Festival de Inverno tem o objetivo de proporcionar uma intensa e qualificada agenda de shows e eventos culturais para todas as idades. De acordo com o secretário de Turismo, Luiz Antônio Barbacovi, essa iniciativa busca criar atrações de entretenimento e lazer para os moradores de Gramado e também para os turistas que visitam a cidade nesta época do ano. Além das atrações culturais, a expectativa de neve, a certeza das baixas temperaturas e um clima romântico em hotéis e restaurantes, proporcionam atrativos a mais. A elegância de suas ruas convida para tranqüilas caminhadas ao redor do Lago Negro, do Lago Joaquina Rita Bier ou pelo imenso shopping a céu aberto, no centro da cidade.
A gastronomia também é um chamariz. A cidade é conhecida pelos chocolates, fondues, galetos e massas. No segmento de turismo de compras, Gramado se destaca pelos móveis e malhas.