Verão, época de férias. Nesse período o movimento nas estradas brasileiras aumenta e, conseqüentemente, o índice de acidentes rodoviários. No ano passado morreram mais de 1,2 milhão de pessoas nas estradas brasileiras e mais de cinqüenta milhões ficaram feridas, segundo estatísticas do Relatório Mundial sobre Prevenção de Acidentes no Trânsito, da Organização Mundial da Saúde (OMS).

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A OMS indica que os acidentes rodoviários são a segunda principal causa da morte de jovens até 29 anos e a terceira causa entre pessoas de 30 a 44 anos de idade.

Segundo dados do DER-PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná), em 2004 a Polícia Rodoviária registrou mais de 14 mil acidentes nas rodovias paranaenses, sendo que pouco mais 10 mil foram causados por má conservação dos veículos ou por culpa do condutor.

Em 2005, as seguradoras contabilizaram um aumento de 18,2% nas vendas de seguros auto em relação ao ano passado, conforme dados da Susep (Superintendência de Seguros Privados). Esse índice comprova a preocupação da população quanto aos riscos de acidentes.

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Para o diretor de produtos automóveis da Liberty Seguros, Paulo Umeki, é muito importante que o motorista tome alguns cuidados relacionados ao veículo, além da disciplina ao volante, antes de viajar. ?A prevenção de acidentes deve começar antes de o condutor colocar o carro na estrada. Fazer um check-up, atualizar a documentação, entre outros cuidados, são essenciais para ter uma viagem tranqüila e mais segura?, afirma Paulo.

Check-up

Para evitar surpresas desagradáveis durante a viagem, é necessário fazer uma visita ao mecânico para que ele faça um check-up no veículo, verificando os itens que requerem maior atenção:

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a) água: verificar o estado das mangueiras do radiador e o nível de água, inclusive no reservatório (isto deve ser feito em terreno plano, para evitar leituras equivocadas).

b) óleo: utilizar a vareta para verificar se o nível de óleo do motor está dentro das especificações recomendadas. Se necessário, completar utilizando o produto indicado para o seu veículo. Lembrete: isto também deve ser feito em terreno plano.

c) freios: o fluido de freios também deve ser checado, mediante observação do reservatório que fica dentro do compartimento do motor. Se houver necessidade de completar o nível, fazer isso utilizando somente os produtos recomendados pelo fabricante. Ligar o motor e pressionar o pedal do freio; se o pé afundar mais do que a metade do percurso normal, é sinal de que está na hora de fazer uma revisão no ajuste dos freios.

d) luzes: entrar no veículo e pedir a alguém para verificar se todas as luzes de sinalização estão funcionando corretamente. Se necessário, providenciar a substituição das lâmpadas queimadas e fazer semestralmente uma regulagem do facho dos faróis. Mesmo nas grandes cidades, é comum que eles desregulem ao longo do tempo, em função da trepidação provocada pelo uso continuado em asfalto malconservado.

e) pneus: fazer a calibragem dos pneus de acordo com a carga que será levada (geralmente, quanto maior a carga do veículo, maior a calibragem). A calibragem recomendada para cada tipo de utilização consta do manual do veículo. Não deixar de calibrar também o estepe, verificando o estado de todos os pneus antes de pegar a estrada.

f) limpadores de pára-brisas: as borrachas dos limpadores devem ser substituídas periodicamente, pois com o tempo tendem a se ressecar. É importante fazer um teste antes de viajar, e trocar as palhetas, se necessário. Isso fará uma enorme diferença em caso de chuva.