Cuiabá localizado no Estado do Mato Grosso, faz limite com os municípios de Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Santo Antônio do Leverger, Várzea Grande, Jangada e Acorizal. É um entroncamento rodoviário-aéreo-fluvial, interligando o norte do Brasil e o oeste da América do Sul, e o centro geodésico da América do Sul.
O município é cercado por três grandes ecossistemas: a Amazônia, o cerrado e o Pantanal. Com um clima quente, o lugar está ao norte do Pantanal, ao lado da Chapada dos Guimarães e ainda é considerado a porta de entrada da Floresta Amazônica. É abastecida pelo rio de mesmo nome, afluente do Rio Paraguai e limite entre a capital e Várzea Grande. Se encontra no divisor de águas das bacias Amazônica e Platina. É banhado também pelos rios Coxipó-Açu, Pari, Mutuca, Claro, Coxipó, Aricá, Manso, São Lourenço, das Mortes, Cumbuca, Suspiro, Coluene, Jangada, Casca, Cachoeirinha e Aricazinho, além de córregos e ribeirões.
A culinária cuiabana assim como a brasileira, tem suas raízes nas cozinhas indígenas, portuguesa espanhola e africana. A diferença está na incorporação de ingredientes da flora e da fauna nativas, nas combinações e modos de preparo originais que lhe asseguram sabores, cheiros, e aspectos inesquecíveis e sedutores ao paladar, ao olfato e aos olhos.
Se você está cansado do barulho, dos engarrafamentos, do stress da cidade grande, Cuiabá é uma ótima opção para relaxar e se emocionar neste santuário ecológico. Meros 100 quilômetros separam a cidade do Pantanal, a maior reserva de biodiversidade das Américas. Partindo de Cuiabá rumo ao Pantanal, o visitante tem muitas opções de transporte e de roteiro. De carro, avião ou barco, seu destino tanto pode ser um passeio pelos diversos rios da bacia, um safári fotográfico pela Rodovia Transpantaneira ou mesmo uma boa pescaria.
A cidade é o ponto de partida para uma aventura renovadora e inesquecível.

continua após a publicidade

continua após a publicidade