Passada a grande temporada brasileira dos cruzeiros marítimos, que cruzaram os mares durante todo o verão, a dica agora é embarcar em um cruzeiro diferente, rumo às geleiras milenares da Patagônia e à Terra do Fogo.
Uma das mais belas regiões do planeta, a Patagônia, se estende entre o Chile e a Argentina, formando um quebra-cabeças de ilhas, que segue a faixa continental andina reunindo uma seqüência de montanhas nevadas, geleiras, vulcões e magníficos vales interiores recobertos por florestas frias e rios caudalosos, até terminar na extensa planície pampeana da Terra do Fogo.
É nesta terra de exploradores, montanhistas, navegantes, índios e dinossauros, que o Australis percorre um destino onde a aventura representa o principal dos pontos cardeais. Seu litoral é famoso por reunir algumas das maiores colônias de pingüins do mundo, além de ser santuário para reprodução de baleias, lobos marinhos e uma enorme variedade de pássaros.
A viagem pelas terras do fim do mundo começa com a passagem do Estreito de Magalhães, até a Enseada Almirantazgo, desbravando os enormes glaciares e uma farta fauna silvestre. Dando suporte à viagem estão os Zodiacs, barcos de passeio, que entram onde o Australis não pode chegar e levam seus passageiros para caminhadas em terra firme.
Nas imediações do Glaciar Marinelli, na Baia de Ainsworth, é possível visitar o dique de castores, o bosque Magallánico, ver os elefantes marinhos e uma pequena colônia de pingüins, da Ilha de Magalhães.
O Australis segue rumo à Terra do Fogo, parando em Ushuaia, capital da província, considerada a cidade mais austral do mundo. Apesar do seu isolamento nos confins do continente, esta é uma cidade à beira-mar, localizada em frente ao Canal de Beagle e ao sopé de montanhas cobertas de bosques.
Na cidade é possível optar pelo diversos passeios, como o Parque Nacional Tierra del Fuego, com seus lagos, trilhas, bosques, montanhas e a costa do Canal de Beagle. No Canal, repleto de ilhas, faróis, abundante fauna marinha é possível apreciar a majestosa “Avenida dos Glaciares” e a chegada à Terra do Fogo, cobiçada ainda mais pelos aventureiros modernos, hoje armados apenas de mochilas e câmeras fotográficas, que registram as belezas naturais.
Mesmo o clima frio e úmido da região, não é capaz de diminuir o entusiasmo dos novos exploradores durante a navegação pela enseada Garibaldi e glaciar de mesmo nome. A vista dos impressionantes picos nevados da Cordilheira de Darwin e as caminhadas pelo Cabo de Hornos e na enseada de Darwin, apreciando de perto a vegetação, os bosques virgens e os Lobos Marinhos são imperdíveis.
Serviço – a operadora Fenix oferece um pacote por US$ 2.176 por pessoa em cabine dupla, válido para saídas durante o mês de março. O roteiro inclui passagens aéreas, traslados, duas noites de hospedagem em Santiago do Chile, com café da manhã e oito dias a bordo do Cruzeiro Australis, com pensão completa. Mais informações:(11) 3255-4666 ou consulte seu agente de viagens.