Foto: Fábio Alexandre |
Apagão aéreo gerou queda nas vendas, segundo agências. |
A crise aérea é a grande preocupação das agências de viagens para as férias de final de ano. E os órgãos públicos – Infraero, Anac, Aeronáutica – e companhias aéreas que lidam com a situação obtiveram média abaixo de quatro no setor. Nem mesmo a crise cambial assusta tanto a maior cadeia de distribuição do turismo no País.
A Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), em sondagem nacional entre seus associados, verificou as tendências do setor para o final do ano e como o mercado se comportou diante das crises aérea e cambial.
Entre as agências que responderam a pesquisa, 63% acreditam que o Brasil não será afetado pela crise norte-americana que abalou os mercados financeiros mundiais. No entanto, 77% temem que a crise área prejudique a temporada de férias do final de ano. 80% dos entrevistados apontaram o apagão aéreo como a maior causa de queda nas vendas este ano. Mesmo assim, as agências estão otimistas com relação às suas vendas e 52% responderam que esperam fechar 2007 com um crescimento no faturamento, em média, 20% maior que o ano anterior.
Quando solicitados a darem notas para os principais órgãos públicos relacionados ao turismo, nenhum dos citados na pesquisa alcançou média superior a 5. A menor nota (2,14) ficou para a Anac e a maior com a Aeronáutica, com média de 3,96. A Infraero ficou com 2,94. O desempenho das companhias aéreas também não foi aprovado: 3,95.
Tendências da temporada
Para as férias de final de ano, as agências apontam o ecoturismo e o exportativo internacional como as duas grandes tendências da temporada, seguidas pelos cruzeiros marítimos e o turismo rodoviário.
Os investimentos em marketing também devem crescer. Para aproveitar o câmbio favorável para as viagens internacionais e divulgar novos destinos, 30,19% das agências manifestaram intenção de aumentar em 21% os investimentos em marketing e vão privilegiar investimentos nas equipes de vendas, Internet e relações públicas.
O resultado da sondagem servirá de base para o encontro nacional da entidade, no período de 24 a 27 de outubro, no Rio de Janeiro. Considerado o maior evento de turismo das Américas, o 35.º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens fará uma mesa-redonda com os principais representantes do setor para discutir as soluções e os principais entraves para o desenvolvimento do turismo no Brasil. A Abav ouviu 60 agências em todo Brasil no período de 10 a 17 de setembro deste ano.