A Costa Rica é um pequeno país que preserva muito bem tudo o que a natureza ofereceu. Cerca de 30% de seu território, incluindo suas florestas tropicais, vulcões ativos, montanhas e praias de águas transparentes divididos entre dois oceanos diferentes, o Pacífico e o Atlântico, fazem parte do programa de proteção ambiental.
Até os anos 80, a maior fonte de renda do país era a banana e o café mas, com a chegada dos americanos e europeus, em meados do anos 90, o turismo explodiu.
O número de visitantes por ano na ilha passa de um milhão, gente que quer curtir a natureza com muito conforto e infra-estrutura (seus hotéis, resorts, restaurantes e complexos de lazer estão por todo o país).
São várias as opções: rafting, bungee jump, balonismo, pontes suspensas no meio da floresta e parques de águas vulcânicas termais. O novo esporte radical da região é o canopy.
Criado pelos biólogos costarriquenhos para observação de animais nas copas das árvores, a idéia foi logo adaptada e suas longas cordas presas no topo das florestas transportam aventureiros a oitenta quilômetros por hora, sentados em uma cadeira igual às utilizadas em escalada. Espalhados por todo país, o melhor canopy está na região serrana de Monteverde, com o percurso mais alto.
A Costa Rica é dividida de norte a sul por uma cadeia montanhosa e suas dezenas de vulcões ativos que podem ser contemplados com segurança. Um deles é o Arenal que, durante a noite, é responsável por um espetáculo hipnótico e amedrontador.
A costa do Pacífico é também a mais agitada, onde se concentram as praias mais bonitas e badaladas. Tamarindo e Jacó são vilas encantadoras, assim como as praias da Península de Nicoya – Coco, Ocotal, Hermosa e Panamá -que reúnem os melhores resorts e pontos de mergulho do país.
Quepos é o ponto mais charmoso junto ao Pacífico. Entre a cidade e o Parque Nacional Manuel Antonio, seguindo por uma sinuosa estrada com pouco mais de sete quilômetros, se tem uma vista do mar lindíssima, com praias de areia branca e águas cristalinas.
A costa atlântica não tem o mesmo encanto, mas guarda um paraíso ecológico parecido com o Pantanal: o Parque Nacional Tortuguero. De um lado, o mar agitado, repleto de tubarões, corais e tartarugas verdes que se reproduzem anualmente em suas praias. Do outro, um rio com dezenas de canais e uma floresta preservada, onde só se circula de barco.
Não existem carros na região e seus hotéis e resorts de selva concentram-se ao longo do canal principal onde fica uma pequena pista de pouso de aviões. Em um rápido passeio de barco, é possível ver de perto jacarés, cobras, pássaros variados, enormes iguanas e bandos de macacos.
Situada na Cordilheira Central, a capital San José e seus pouco mais de 400 mil habitantes têm um ar metropolitano. Por lá estão shoppings, restaurantes com cozinhas variadas, hotéis de luxo e atrações culturais, além do museu de jade das Américas, o maior do mundo.
Com saídas diárias, visitantes hospedados por seus hotéis partem em excursões por todo país.
A pouco mais de 50 quilômetros da capital fica o vulcão Poás, famoso pela vegetação exuberante e pelo lago azul-turquesa de 400 metros de diâmetro, que cobre sua cratera principal. Na região também fica Sarchí, uma pequenina cidade que vive de artesanato, além de ser o berço dos carros de boi cuidadosamente pintados á mão, símbolo da Costa Rica. Na direção oposta, fica Cartago, antiga capital costa-riquenha, que abriga o Vulcão Irazú.
Com quase 3.500 metros de altura, é o mais alto do país e, seu topo coroado por um lago verde-esmeralda, normalmente fica acima da nuvens.
Serviço
– a operadora Teresa Perez oferece dois pacotes para a Costa Rica. O Costa Rica Biking é de seis dias de viagem partindo de San José, pedalando pelas margens do Lago Arenal e deslumbrando-se com a vista do vulcão Arenal e Punta Islita, onde é possível praticar diversos esportes radicais como escalada, mergulho e passeio de caique, ou apenas descansar pedalando pelas magníficas e paradisíacas paisagens costarriquenhas.O roteiro inclui duas noites de hospedagem em Lake Arenal e três noites de hospedagem em Punta Islita com todas as refeições, exceto dois almoços. Inclui ainda o vôo de retorno a San José. O preço por pessoa, parte terrestre, em apartamento duplo é de US$ 2.298. O pacote é válido para saídas de San José nos dias 23 e 30 de dezembro.
Já o pacote Costa Rica Multisport é de seis dias conhecendo todas as maravilhas da paisagem costa-riquenha, passando pela costa e por matas tropicais. Parte de San José e passa por Turrialbe e Drake Bay.
A viagem é feita de bicicleta, com pequenas caminhadas e alguns trechos de bote, além de outros esportes opcionais que poderão ser praticados. O roteiro inclui duas noites de hospedagem em Turrialba e três noites em Drake Bay em Turrialba com todas as refeições. Inclui ainda um vôo interno e retorno a San José. O preço por pessoa, parte terrestre, em apartamento duplo é de US$ 2.798. Válido para saída de San José dia 22 de dezembro.
Mais informações:(11) 3034-4600 ou consulte seu agente de viagens.