Costa Oeste prepara roteiros temáticos

O turista que visitar Foz do Iguaçu ou algum outro município da Costa Oeste do Paraná terá mais facilidade para visitar outros pontos interessantes da região, por meio de produtos turísticos bem definidos. É que dezesseis municípios lindeiros ao Lago de Itaipu se uniram em um projeto que visa desenvolver o turismo sustentável na região e proporcionar aos mais de um milhão de moradores da Costa Oeste opções de lazer e entretenimento.

Trata-se do Projeto Caminhos do Turismo Integrado, uma iniciativa do Sebrae-PR, do Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A expectativa é a de que o projeto seja lançado na primeira quinzena de novembro.

São três os roteiros temáticos e turísticos do projeto. O Caminho das Águas tem como foco principal o Lago de Itaipu e abrange todos os empreendimentos relacionados às águas, o segundo ganhou o nome de Caminho da Colonização, que contempla os pontos turísticos e empreendimentos que retratam as culturas italiana, germânica e indígena, e o último roteiro é Caminhos Rurais e Ecológicos, mais dirigido aos turistas que se interessam por ecoturismo e outras atividades em meio à natureza.

Com exceção de Foz do Iguaçu, os municípios lindeiros somam quatrocentos empreendimentos ligados direta ou indiretamente ao turismo (hotéis, pousadas, restaurantes, lanchonetes, bares, etc.), dos quais 99% são micro e pequenas empresas. Deste total, 170 já estão associados a doze núcleos, criados para facilitar o trabalho de capacitação dos empreendedores na recepção dos turistas.

Esses núcleos são permanentes e devem chegar 22 até 2008, abrangendo trezentos empreendimentos.

Metas

O Sebrae-PR pretende gerar demanda turística em quinze municípios – apenas Foz do Iguaçu fica fora desta meta, já que se trata de um produto turístico já consolidado.

Segundo o consultor do Sebrae-PR, Julio Cezar Agostini, a entidade estima aumentar anualmente 3,5% a taxa de ocupação nos hotéis, que hoje é de 40% – os quinze municípios ofertam juntos mil leitos -e incrementar o faturamento das quatrocentas empresas em 10% e o lucro em 8% ao ano, durante os cinco primeiros anos do projeto. “Estimamos um grande aumento no número de empregos diretos e indiretos, já que cada uma das quatrocentas empresas gera de três a quatro empregos”, comenta Julio.

Os dezesseis municípios lindeiros envolvidos no projeto são Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Missal, Santa Helena, Itaipulândia, Mercedes, Pato Bragado, Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon, São José das Palmeiras, Terra Roxa, Guaíra, Diamante do Oeste e Mundo Novo (MT), o único localizado fora do Paraná.

Marketing

Elaborado por um grupo gestor (Gestur), formado por secretários de turismo, presidentes de conselhos municipais e representante de núcleos empreendedores, o plano de marketing para a divulgação dos três produtos turísticos abrange a confecção de um folheto contendo informações e fotos sobre os principais ícones da região, três vídeos e três guias (um vídeo e um guia para cada roteiro) e um CD-ROM, contendo o mesmo material do guia.

“O guia terá informações de como chegar, o que fazer, onde se hospedar, onde comer, o que comprar (produtos de caráter cultural), além de serviços como de médico, dentista, correio e informação turística”, explica Julio Cezar Agostini. “A intenção é a de que, com o material, o turista consiga visitar a região sem precisar de ajuda de ninguém”, complementa.

Todo o material de divulgação será confeccionado em português, inglês e espanhol e será distribuído por meio das operadoras e agências de viagem e nos eventos. O plano deve ser finalizado em setembro e o material distribuído a partir de novembro.

Até a data de lançamento do projeto, todos os dezesseis municípios envolvidos e seus empreendimentos já devem estar equipados com sinalização turística, que inclui placas de boas-vindas e outras com informações sobre os Caminhos do Turismo Integrado.

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