No dia 10 de novembro, o Costa Magica partirá de Savona para dar início à temporada 2004/2005. |
A Costa Cruzeiros anuncia o programa de inauguração do 11.º navio de sua frota: o Costa Magica. Na próxima sexta-feira, dia 29, será assinado o documento no estaleiro Fincantieri, onde o navio está sendo concluído, para oficialmente passar para o comando da companhia italiana. O navio será posteriormente transferido para a Estação Marítima em Ponte dei Mille para cumprir uma intensa programação de eventos voltados ao público, instituições, imprensa e agentes de viagens italianos e estrangeiros, que se estenderá de 2 a 10 de novembro.
A cerimônia de batismo do Costa Magica ocorrerá no dia 6 de novembro, em Barcelona, na Espanha. A Costa Cruzeiros pretende realizar um total de 106 escalas em Barcelona em 2004, transportando cerca de duzentos mil passageiros, sendo que a expectativa de crescimento do número de embarques e passageiros é de até 10% entre 2005 e 2006. A Costa Cruzeiros também possui escritórios em Barcelona que, juntamente com os de Madri, promovem e comercializam os cruzeiros da Costa em toda a Espanha.
No dia 10 de novembro, o Costa Magica partirá de Savona – porto de escala para toda a sua temporada de inverno 2004/2005 – para dois cruzeiros de lançamento abertos ao público. O primeiro, um cruzeiro vernissage de oito dias, partirá rumo a Nápoles, Messina, Baía Kotor (Montenegro), Veneza, Dubrovnik (Croácia) e Corfu (Grécia). O segundo, um cruzeiro de inauguração com duração de onze dias, terá início em 18 de novembro e realizará escalas em Nápoles, Alexandria (Egito), Limassol (Chipre), Rhodes (Grécia), Marmaris (Turquia), Pireus e Katakalon (Grécia), retornando a Savona. De 29 de novembro de 2004 a 26 de abril de 2005, o Costa Magica oferecerá cruzeiros de onze dias, partindo de Savona, no leste do Mediterrâneo, para cumprir o mesmo itinerário da estréia. As exceções neste período serão o Natal de 2004 e o início do mês de março de 2005, quando o Costa Magica realizará um cruzeiro de oito dias pela Grécia, Malta e Tunísia.
O navio
O Costa Magica é um dos dois navios encomendados pela Costa Cruzeiros para o estaleiro Fincantieri Cantieri Navali SpA, com um investimento de mais de 1 bilhão de euros. O navio-irmão do Costa Magica é o Costa Fortuna, atual navio de bandeira da frota e maior embarcação italiana para passageiros, que deu início a seus serviços em novembro de 2003.
Com 105 mil toneladas, 272 metros de comprimento e 35 metros de largura, o Costa Magica tem capacidade para 3.470 hóspedes. A maioria de suas 1.358 cabines – 857 (63%) – são externas; deste total, 522 possuem varandas privativas com vista para o mar, e mais de trezentas possuem janelas. Uma das características mais exclusivas do novo navio é que nada menos de 58 suítes, todas com jacuzzi, estão disponíveis em três formatos diferentes.
As regiões mais belas e conhecidas da Itália – da Costa Esmeralda a Ostia Antiga; de Positano a Portofino; de Capri a Grado; além de Bellagio, Salento, Maratea, Capo Colonna, Palinuro, Sicília, Spoleto, Urbino, Vicenza, Bressanone, etc. – serviram de fonte de inspiração para a definição de estilos e cores de cada área pública do navio.