continua após a publicidade

Jangadas ao mar na
Praia Dourada, em Maragogi.

A chamada Costa dos Corais, forma como é denominado o litoral norte alagoano por suas extensas formações de corais e piscinas naturais, desponta no cenário turístico com novidades que agradam todos os sentidos: o paladar, por sua gastronomia peculiar; a visão, pelas belas e paradisíacas paisagens; o olfato, pelos aromas e cheiros da natureza; a audição, pelas belas rimas, melodias e canções escutadas na região, e o tato, para que se possa ter o prazer de tocar e de sentir que lá não se vive um sonho, mas sim uma agradável realidade.

Um roteiro que tem início ainda em Maceió, no povoado Pratagy, e só termina na cidade de Japaratinga, a 135 quilômetros da capital, promete proporcionar ao turista tudo o que há de melhor em uma viagem: hospedagem de alto nível, cardápios variados e requintados, um mar de cor azul verdejante e de águas mornas, povoados ricos em história e cultura e ecologia em todos os sentidos, composta por vastos coqueirais, mangues, rios e até o Projeto Peixe Boi Marinho.

A região é brindada por um primitivismo paisagístico, onde as comunidades existentes levam uma vida pra lá de singela, sendo sustentadas basicamente pelo trabalho nos canaviais e fazendas de coco, pela pesca, pelo artesanato e do pequeno comércio.

continua após a publicidade

A natureza quase intocada e a tranqüilidade de Japaratinga fizeram com que muitos turistas se apaixonassem pelo lugar e resolvessem ficar. Eles abriram várias pousadas – uma delas até faz parte do grupo Roteiros de Charme -, que estão com boa ocupação o ano todo.

Pousada Casa Caiada

continua após a publicidade

Localizada a apenas quinze quilômetros de Maceió, a Pousada Casa Caiada é uma das opções para aqueles que chegam cansados do aeroporto e não querem enfrentar a estrada rumo ao litoral no mesmo dia e também ficar longe dos agitos da cidade. Completamente integrada à mata atlântica e à filosofia de preservação ambiental, é comum lá se ver bandos de sagüis, bichos-preguiças e outros animais.

São oito apartamentos com vista para o mar, em cima de um morro de aproximadamente trinta metros. Hidromassagem, ampla varanda e muito conforto fazem parte de todos os quartos. Uma bela piscina equipada com bar e sauna, sala para leitura e uma culinária tipicamente alagoana completam o cenário deste lugar que se destaca não apenas por sua beleza, mas pela qualidade de seus serviços.

Pioneira neste novo conceito de hospedagem da região, há mais de quatro anos, Nilo e Gilda Bugarelli "fugiram" da vida na cidade e resolveram investir em um sonho, que se tornou uma agradável e surpreendente realidade para os visitantes: a Pousada do Toque. Ainda comemorando o ingresso no seleto time da associação dos roteiros de charme, o local é um sucesso de ocupação o ano inteiro e fidelizou quase 80% de seus clientes.

Reinventando o conceito de bem-receber à beira-mar, equipando seus doze chalés com DVD, camas bastante confortáveis, frigobar, TV 29 polegadas, café da manhã servido numa antiga casa de farinha a qualquer hora do dia e ainda com direito a trilha sonora clássica. Sua DVDteca é composta por mais de quinhentos filmes e sua biblioteca, mais de setecentos títulos, todos à disposição dos hóspedes a qualquer hora do dia ou da noite.

À beira da piscina, espreguiçadeiras, e à beira-mar, redes, para que o hóspede tenha mais opções de locais para relaxar. A pousada oferece também passeios às piscinas naturais, para contemplação do peixe-boi marinho, e ao Rio Tatuamunha, além de disponibilizar caiaques e bicicletas.

Um Milhão de Estrelas

Apesar de ser nova, menos de um ano de inaugurada, a Pousada Um milhão de estrelas já se encontra perfeitamente harmonizada na Praia de Tatuamunha. Composta por quinze chalés, dez de casal e cinco de solteiro, erguidos no meio de um coqueiral à beira-mar e rodeados com vegetação tropical, como bananeiras e flores.

Um Milhão de Estrelas, referência às noites adornadas por milhares de estrelas nesta região de céu límpido, foi a concretização de um sonho de um casal de paulistas, Zezé e Márcio, que após uma visita à região, largaram a vida na cidade grande e apostaram nesse novo investimento. A pousada oferece passeios a cavalo e de barco, caiaque e piscina, com previsões de ampliação de sua área de lazer. O cardápio da casa é regional, com ênfase em frutos do mar e peixes. Lá, a refeição é "negociada" e o hóspede escolhe o que quer comer e o modo de preparo. É como se você estivesse escolhendo o cardápio de um jantar com velhos amigos.

Aldeia indígena

A Aldeia Beijupirá Taarrudá é uma outra pousada da região que tem como diferencial ser totalmente inspirada em uma aldeia indígena, incluindo a nomenclatura dos chalés. As construções são cobertas com folhas de palmeiras e cada uma das malocas para casal tem nome de alguma tribo. Adriana e Joaquim abriram a pousada há apenas seis meses, mas já estão fazendo ampliações, devido à grande procura. Segundo os proprietários, a pousada foi feita para pessoas que procuram descanso, que venham em busca de tranqüilidade e conforto. E dificilmente não encontrarão isso nesse lugar, pois ficar hospedado na Aldeia Beijupirá está longe de ser um programa de índio.

Os chalés são elegantes, confortáveis e bem equipados. Hidromassagem, DVD, home theater, telefone e móveis bastante aconchegantes delineiam esse cenário. Está localizada em uma enseada habitada apenas por centenas de coqueiros, em uma praia praticamente deserta. E a gastronomia do lugar, baseada em um dos melhores restaurantes do Brasil, o Beijupirá, em Porto de Galinhas, mas com um toque bastante regional, conta com inúmeros pratos à base de peixes e frutos do mar.

Estalagem Caiuia

Muito, muito aconchego, sempre, para que o hóspede se sinta em casa. É nisso que se baseia o casal de cariocas Mara e Paulo, no comando da Estalagem Caiuia há dois anos e meio. A Caiuia é modesta em dimensões e infra-estrutura, comparando-se às demais. São apenas seis quartos temáticos, bem decorados (oriental, marinheiro, pescador, exótico, romântico e rústico) e com visão total para a bela e paradisíaca Praia de Japaratinga. Aqui, no momento que você deixa seu quarto, pode pisar na areia, pois a pousada é completamente à beira-mar.

O toque especial deste lugar é sua cozinha. Seus trabalhos começam às cinco da manhã, quando Mara prepara uma infinidade de pães, de muitos sabores, oportunidade em que os hóspedes podem interagir e aprender os segredos dessa cozinha. Muitas opções de carnes e frutos do mar fazem da Caiuia uma verdadeira tentação gastronômica. Com tantos sabores e aromas, conforto e aconchego, a Estalagem Caiuia tem a cara da "casa da vovó", que nos faz não querer ir embora.

Pousada do Alto

A Pousada do Alto fica em um lugar que é simplesmente um dos cenários mais belos do litoral brasileiro. Localizada no alto de um morro, com uma magnífica vista para o mar repleto de piscinas naturais e formações de corais. Inaugurada há um ano e meio pelo empresário Leopoldo Amaral, a pousada vem se tornando parada obrigatória para os que se aventuram a conhecer a região. Parecendo o convés de um navio (um deck de nove metros a debruça para o mar), o hóspede sente-se como que em plena viagem em um dos mais belos oceânos do mundo, mas com todo conforto, hospitalidade e qualidade em serviços que se possa oferecer.

Sua cozinha é tipicamente regional, caseira e bastante saborosa. O cardápio é combinado na hora, de acordo com os ingredientes disponíveis e com o desejo do hóspede. Suas acomodações são todas iguais: cama de casal, ar-condicionado, frigobar, TV e banheiro, compondo seus dez quartos de frente para o mar. O diferencial da Pousada do Alto certamente é sua piscina. Recém-inaugurada à beira de um penhasco, uma parede de horizonte infinito dá a ilusão de que você está em alto mar.

Sem contar que ainda tem hidromassagem para os que preferirem um local mais reservado.