Maquete mostra como ficará o Estádio Olímpico de Munique: sugestão é de estrutura suspensa no ar. |
A Copa do Mundo é a grande aposta da Alemanha para impulsionar o turismo no país no ano que vem. Investimentos, de bilhões de euros, já estão sendo direcionados para adequar, incrementar e até construir novas estruturas a fim de melhor receber os turistas nas doze cidades-sede da competição. Somente nos doze estádios foram investidos 1,5 bilhão de euros. Estugarda ou Stuttgart, como é mais conhecida, cidade de 590 mil habitantes situada a cerca de setecentos quilômetros de Berlim, vai ganhar um museu de 17 mil metros quadrados da Mercedes-Benz, em função da Copa do Mundo.
A segurança é um dos pontos que estão merecendo maior destaque. Uma lista de regras está sendo elaborada pelo governo alemão a fim de assegurar a tranqüilidade de turistas e alemães durante o período da competição. A lista ainda não foi divulgada, mas sabe-se que uma das regras é a proibição de vôos sobre os estádios onde acontecerão as partidas.
Tudo isso não é para menos. A estimativa da DZT é a de que, durante o período da Copa – de 9 de junho a 9 de julho de 2006 -, o país registre 3,2 milhões de ingressos. Os turistas devem gerar de 4,8 milhões a 5,5 milhões de pernoites. A instituição alemã Ruhr-Universität Bochum acredita que, só de estrangeiros, o evento vai atrair um milhão de pessoas, que serão responsáveis por uma demanda de consumo de 447 até 804,6 milhões de euros.
Desse total de estrangeiros, cerca de dez mil serão brasileiros, número superior à última competição, ocorrida na França em 2002 e que atraiu sete mil brasileiros. De acordo com a representante do Centro de Turismo Alemão (DZT) para a América do Sul, Adriana Martins, a expectativa é a de que os brasileiros permaneçam na Alemanha por, no mínimo, uma semana, assistam a jogos e também façam turismo na região onde ficarão hospedados. ?Essa será a permanência mínima pela distância entre Brasil e Alemanha. É o caso também do turista da Argentina e do Japão?, explica Adriana, que esteve na semana passada em Curitiba falando com o trade paranaense.
A estimativa é a de que cada brasileiro gaste um pouco mais de US$ 100 por dia, tomando por base o que gasta um turista que está no país a lazer. Segundo o DZT, ano passado, os brasileiros geraram 220 mil pernoites em todo o país. Esse número considera os hotéis e pousadas com mais de nove quartos, portanto, não conta os muitos brasileiros que se hospedam em casas de família. Em 2004, a Alemanha recebeu 20% mais turistas que em 2003 e a expectativa para este ano é atrair 10% mais visitantes que no ano passado. Ainda não há previsão para 2006, já que será um ano atípico devido à Copa do Mundo.
Doze são as cidades alemãs que vão sediar os jogos da Copa do Mundo. São elas: Berlim, Dortmund, Frankfurt, Gelsenkirchen, Hamburgo, Hannover, Kaiserslautern, Colônia, Leipzig, Munique, Nuremberg e Etuttgart. Em todas, os estádios de futebol estão a menos de dez quilômetros do centro da cidade, o que facilita em muito os city tours.
Ingressos
As informações sobre a disponibilidade de ingressos ainda não foram divulgadas oficialmente pela Fifa (Federação Internacional de Futebol). Segundo Adriana Martins, o que se tem de informação oficial é que serão disponibilizados 3,2 milhões de ingressos e que eles serão vendidos por meio do site da federação (www.fifa.com). A estimativa é arrecadar 200 milhões de euros. Porém, estima-se que a FIFA repasse parte desses ingressos para as confederações – no caso do Brasil, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) – para comercialização por meio de uma operadora de turismo. Não se sabe ainda quando isso acontecerá nem qual é a operadora que irá vender esses ingressos. Os preços dos ingressos variam entre 35 e 600 euros.
DZT
O Centro de Turismo Alemão (DZT), sediado em Frankfurt, tem como objetivo divulgar a Alemanha como destino turístico nos mercados interno e externo. A entidade tem 28 escritórios no exterior e oferece 25 websites em 21 idiomas, que concentram as principais informações sobre o país – desde dados gerais a roteiros. Desde 2000, o Centro de Turismo Alemão – Brasil está integrado ao complexo da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha.
Mais informações:
Sobre a Copa do Mundo – www.fifa.com
Sobre a Alemanha – www.alemania-turismo.com (em espanhol) e www.germany-tourism.de (em inglês).