Ministério do Turismo |
Luiz Barreto: esforços concentrados na Copa 2014. |
?Tudo que for feito de agora até 2014 terá foco na Copa do Mundo, evento que será um divisor de águas para o turismo brasileiro, uma janela de muitas oportunidades.? A afirmação é do ministro do Turismo, Luiz Barreto, durante o Salão do Turismo Roteiros do Brasil, semana passada em São Paulo. Segundo ele, uma das principais ações do Ministério do Turismo é a qualificação dos milhares de profissionais que atenderão diretamente os turistas, incluindo o oferecimento de cursos de inglês. Outra ação visa à melhoria da infra-estrutura das cidades e mobilidades urbana e interurbana.
O MTur entregou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em maio, um Plano de Mobilidade Urbana para a Copa, que prevê investimentos de R$ 38,5 bilhões para construção e/ou ampliação de linhas de metrôs, de trens e corredores de ônibus em 11 capitais e cidades brasileiras. ?O PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) vai ajudar o turismo e contaremos também com parcerias publico-privadas?, afirma Barreto.
O consultor da Fifa, Ray Whelan, lembra que as ações para ?vender? o Brasil vão se estender durante seis anos antes do evento e os resultados vão perdurar pelos 30 anos subseqüentes. Ao todo são dezoito municípios candidatos a ser sede da Copa. Destes, 12 serão escolhidos pela Fifa e CBF, até dezembro deste ano. A expectativa é a de que, devido ao evento, haja a circulação de 500 a 600 mil turistas estrangeiros no País.
O 3.º Salão do Turismo Roteiros do Brasil expôs ao trade e público final 65 destinos e 81 roteiros turísticos, atraindo 60 mil gerando R$ 258,8 mil em vendas de artesanato e registrando a participação de 2,4 mil pessoas nas palestras do Núcleo de Conhecimento. Já está confirmada a realização do evento anualmente até 2011.
O turismo é o quarto produto na pauta de exportação. O setor cresce numa margem sempre maior ao da economia. Segundo o ministro Luiz Barreto, no ano passado, o País registrou crescimento de 5,4% da economia e, no turismo, esse percentual é de 12% a 15%.
A jornalista viajou a convite do Ministério do Turismo (Salão do Turismo – Roteiros do Brasil) e da Gol.