Situado na área do sertão nordestino da Bahia, Paulo Afonso faz divisa com o estado de Alagoas, Pernambuco e Sergipe. Ocupa uma posição geográfica privilegiada atraindo vários turistas, além de contar com um dos maiores complexos de usinas hidroelétricas do mundo.
Tem como potencial de belezas naturais, as formações rochosas, cânyons, rios, cachoeiras, e uma vegetação típica da caatinga, e ainda expõe as tradições da cidade nos artesanatos, folclore e festas populares como a quadrilha.
Despontando no cenário turístico como um dos principais portões de entrada para a região dos lagos, selecionamos algumas das paisagens mais belas:
Cânyos do Rio São Francisco: É formado por um vale profundo com 65km de comprimento com suas águas esverdeadas, é considerado um dos maiores cânyons navegáveis do mundo, o que encanta os amantes da natureza.
Bonde de Angiquinho: O bonde com capacidade para 8 pessoas, cruza o cânyon à uma altura de 100 metros do leito do rio, proporcionando aos turistas uma vista espetacular.
Cachoeira de Paulo Afonso: Considerada uma das 5 maiores do mundo, em volume de água, associado à altura. É formada por várias quedas que se espalham nas rochas formando uma grande quantidade de espumas.
Ilha do Ururbu: Um reduto paradisíaco repleto de mirantes, ao redor dos seus enormes paredões, voltados para os Cânyons do Rio São Francisco, para as Barragens e Usinas Hidrelétricas.