A Galeria Lafayette, ao contrário do que a maioria dos turistas pensa, não é um bom lugar para compras, segundo a jornalista Karmmita Medeiros (detalhe). |
Curtir Paris como se fosse um de seus moradores, sem ficar atrelado somente aos programas e lugares dirigidos a turistas é a proposta da jornalista e promoter carioca Karmmita Medeiros, ao criar um sistema especial para receber turistas que inclui dicas para o dia-a-dia. Moradora de Paris há cinco anos e casada com um parisiense, Karmmita vem fazendo sucesso como hostess da capital francesa. Visitantes da “Cidade Luz” interessados em conhecer a verdadeira “Paris dos parisienses” podem solicitar a ela desde dicas de restaurantes e padarias que fujam dos lugares tipicamente turísticos até aluguel de apartamentos para temporada.
Karmmita criou o serviço há três anos, depois de muito atender os pedidos de amigos sobre dicas e informações daquilo que havia de melhor na cidade. O diferencial da promoter brasileira está na personalização das sugestões de onde se hospedar, comer, estudar ou se divertir, de acordo com o estilo e necessidades do turista e, assim, fazer de Paris uma cidade familiar. Segundo Karmmita, há muitos locais badalados por turistas que são verdadeiras “roubadas”. “A Galerie Lafayette, por exemplo, é o pior lugar para fazer compras, pois está sempre abarrotada de turistas se acotovelando e o restaurante Buddha Bar, disputado pelos turistas, tem uma comida péssima”, exemplifica.
Já como atrações imperdíveis da Cidade Luz, a promoter elenca o bar do Plaza Atheénée (“o mais bonito da cidade, sem dúvida”), os doces de Ladurée, Gerard Mulot e Pierre Hermé.
Entre os serviços oferecidos por Karmmita estão a escolha do curso de francês, culinária, maquiagem ou perfumaria; dicas de sorveterias, padarias e restaurantes -desde o que serve o melhor foie-gras até o especializado em suflês -; dicas de museus e outras atividades culturais, floriculturas, lojas especializadas em chapéus, artigos esotéricos ou mesmo brinquedos para cachorro, e serviços como tintureiro e cabeleireiro.
As dicas não param por aí: para quem tiver interesse, Karmmita pode contratar motorista que fale português e francês, guia de museu, tradutor, consultor de moda, empregadas domésticas, baby-sitters ou manicures brasileiras. Ela também providencia ingressos para shows, desfiles de moda, jogos de tênis em Roland Garros e faz reservas para os mais seletos restaurantes da cidade.
Hospedagem
O sistema criado por Karmmita Medeiros oferece apartamentos para temporada ou longo prazo, em diferentes áreas da cidade. Segundo ela, a vantagem do apartamento em relação ao hotel é que o turista pode usufruir da vida cotidiana de um parisiense. “Há quem prefira este tipo de hospedagem à impessoalidade de um hotel”, diz. “Além de se instalar em um imóvel com toda estrutura, em muitas vezes é uma opção mais econômica, principalmente no caso dos que viajam com família ou com amigos”, explica.
O interessado pode escolher entre um studio, que acomoda até duas pessoas; um quarto e sala, que comporta de duas a quatro pessoas, ou um apartamento de dois quartos e sala, que acomoda de quatro a oitos pessoas, dependendo do tamanho do imóvel. Os preços variam de acordo com a localização, tamanho e detalhes da decoração. O tempo mínimo para o aluguel é de uma semana.
No verão europeu, a promoter aluga casas nas badaladas praias do Sul da França. No inverno, ela oferece chalés em estações de esqui, como Megève e Courchevel.
Interessados podem acessar o site www.karmmita.com ou entrar com contato com a Karmmita pelo telefone: 00 (xx) 33-6-2053-7974.