O Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça está localizado no Município de Alegre, distante aproximadamente 33 Km da sede municipal e 228 Km da capital do Espírito Santo. O acesso se dá por estrada de terra (algumas partes possui calçamento), que em determinadas épocas do ano pode se tornar de difícil trânsito, principalmente para veículos leves. Portanto, é aconselhável informar-se das condições da estrada antes de visitar o local.
Sua característica principal é a queda d’água de 144 metros de altura, formada pelo Rio Braço Norte Direito do Rio Itapemirim. O parque é formado por pastagem, vegetação rupestre e rochas. Parte da área de pastagem foi arborizada com essências nativas e frutíferas.
A flora é classificada como floresta estacional semidecidual, representada por bromélias, helicônias, jacarandá-de-espinho, angico-branco, angico-vermelho etc. A fauna apresenta animais raros como acauã, maitaca, alma-de-gato, martin-pescador-grande, gibão-de-couro, gato-do-mato-pequeno etc.
As trilhas que dão acesso a cachoeira são curtas e demarcadas, com grau de dificuldade fácil. Aao longo do rio a paisagem é exuberante, apresentando cascatas e corredeiras, cercadas de vegetação nativa e pedras. Para visitar a Cachoeira da Fumaça é necessário marcar com antecedência de, no mínimo, 24 horas. O número de visitantes é de 610 pessoas/dia.
O telefone para obter informações é (27) 3136-3469.