Um dos destinos turísticos mais importantes do Brasil, o Pantanal sul mato-grossense, poderá, a partir de maio do ano que vem, ser contemplado também em uma viagem de trem.
É que acaba de ser lançado o Trem do Pantanal ou Pantanal Express, que promete resgatar os passeios histórico-culturais na região, que tiveram sua operação paralisada na década de 70.
Operado pela Serra Verde Express, mesma concessionária que realiza passeios turísticos no Paraná, o Pantanal Express dará início às suas viagens no dia 8 de maio do ano que vem.
Primeiramente, será um percurso de 320 quilômetros, partindo da capital Campo Grande, passando por Aquidauana e Miranda, um passeio de duração média de sete horas. As operações devem ocorrer aos sábados e domingos.
Segundo Adonai Aires Arruda, presidente da Serra Verde Express, a meta é que, em uma segunda etapa, o Pantanal Express vá até a cidade de Corumbá, onde é forte o turismo de pesca.
De Aquidauana, um dos destinos em que o trem vai passar, o turista tem acesso a Bonito, um dos principais destinos de ecoturismo do País, cheios de aquários naturais, cavernas e lagoas.
O trem
Os veículos têm janelas panorâmicas que permitem uma visualização mais ampla do cenário. São nove vagões, divididos em categorias econômica, turística, executiva, restaurante e bagageiro.
A capacidade total é de aproximadamente 400 passageiros. Os pacotes serão comercializados pela BWT Operadora, empresa oficial que comercializa os passeios com os trens do Paraná. Os preços das passagens ainda não estão definidos.
O projeto de revitalização dos trilhos, linha e estações é uma parceria entre a ALL (América Latina Logística), concessionária de cargas, e o Governo do Estado do Mato Grosso do Sul. Mais informações: www.serraverdeexpress.com.br ou (41) 3888-3488.