Quando os turistas ouvem falar em Londres, a primeira reação é pensar: é muito caro ir para lá, pois a moeda é a libra esterlina. Só que essa visão mudou muito nos últimos cinco anos, já que a moeda caiu vertiginosamente, quase se equiparando ao euro.

continua após a publicidade

Outros podem pensar: vou lá para encontrar o famoso fog e muito frio, e nem vou conseguir aproveitar. Ou então: a comida inglesa é horrível. Mitos e lendas à parte, quem busca cultura, diversão, gastronomia internacional e ainda boas compras deve pensar seriamente em conhecer a capital inglesa.

Em primeiro lugar porque é uma cidade com uma infinidade de parques naturais maravilhosos, que permitem aos turistas apreciar a natureza e descansar um pouco depois de caminhar pelas ruas e pelos museus da cidade.

Londres é a cidade mais verde do mundo, aliás, já que os reis e rainhas do passado sempre apreciaram a natureza. E o melhor de tudo isso é que não se paga nada para sentar no gramado de um dos parques e ainda curtir um delicioso piquenique, bem ao estilo europeu.

continua após a publicidade

É possível encontrar diversos museus com entradas gratuitas, fato que não acontece em outros lugares do mundo. Locomover-se em Londres, além de ser fácil e ter uma malha viária eficiente, quando comparado a São Paulo, por exemplo, é muito mais econômico, já que existem passes que podem ser comprados e utilizados por uma semana pelos turistas.

A alimentação, outro quesito que fazia as pessoas “torcerem o nariz” é de surpreender. São milhares de restaurantes e fast foods com a gastronomia do mundo todo reunida.

continua após a publicidade

Assim, se o turista quiser uma massa, basta “atravessar a rua” e entrar em um restaurante italiano. Se quiser comida indiana, o restaurante vizinho tem, e assim por diante.

Liverpool está no roteiro de oito dias pelo “melhor da Inglaterra e da Escócia”.

Um outro quesito que faz brilhar os olhos dos turistas são as compras. Depois de Nova Iorque, Londres é o destino certo, pois é possível encontrar lojas com preços excelentes e outlets de marcas famosas.

E nesse quesito ninguém fica de fora, já que se encontram as grifes famosas, para quem aprecia o luxo, e estabelecimentos com preços muito interessantes, como a Rede Primark, por exemplo. Essa união do luxo com o econômico é bastante marcante em Londres, o que torna o turismo ainda mais democrático a todos os bolsos.

Londres também se destaca pela mescla do antigo com o novo e pela infinidade de nacionalidades que desfilam pelas suas ruas. Por ser tão cosmopolita, é conhecida como a esquina do mundo, ou seja, uma capital que lança tendências e que é parada obrigatória para quem pensa em conhecer a Europa.

Em razão das Olimpíadas de 2012, a cidade ficará cada vez mais atraente aos olhos dos turistas. E estando em Londres, nada melhor do que aproveitar e conhecer cidades como Liverpool e Manchester, ou ainda esticar para a Escócia e Irlanda, que também são países que despontam no cenário turístico mundial.

Percorra a trajetória de Harry Potter

Fotos: Visit Britain
Turista pode ir “em busca de Harry Potter” em York.

A Raidho Tour Operator oferece uma série de roteiros pelo Reino Unido, dentre eles até um que promete agradar em cheio crianças e adolescentes: Em busca de Harry Potter, que inclui Londres, York, Edimburgo, Gloucester e Midlands, com duração de dez dias e sete noites.

Este inclui passagens aéreas, hospedagem na categoria escolhida, café da manhã diaria,mente, traslados privativos de chegada e saída em Londres, guia falando espanhol, passeios e visitas conforme mencionado no roteiro, ingressos nos locais a serem visitados e seguro viagem. Custa a partir de 7.118 euros em acomodação dupla.

Outro roteiro é o Melhor da Escócia e Inglaterra com Oxford. Prevê visita a Edimburgo, Glasgow, Yorkshire, Liverpool, Birmingham, Stratford Upon Avon, Oxford, Bristol, Bath (Stonehenge), Windsor e Londres.

A duração do roteiro é de oito dias e sete noites e custa a partir de US$ 1.642 em acomodação dupla, incluindo hospedagem na categoria escolhida, café da manhã diariamente, passeios com acompanhamento de guia local falando espanhol ou inglês, visitas explicativas com guia à Catedral de Durham (entrada não incluída), York, Região dos Lagos, Chester Stratford-upon-Avon, Oxford, Bath Stonehenge e Castelo de Windsor (entrada não incluída). Não inclui passagens aéreas. Mais informações: www.raidho.com.br ou consulte seu agente de viagens.

Para brasileiros

Informações e muitas dicas sobre a capital britânica estão no Guia GTB Londres, da Editora Conteúdo. A cidade é explorada pelo autor Rodrigo Davidoff Enge em seus mais fascinantes e pitorescos aspectos: dos populares mercados de rua aos aristocráticos palácios da realeza, da elegância de Mayfair à atmosfera underground de Camden Town, dos célebres museus aos mais típicos pubs, de Shakespeare ao rock.

O pano de fundo histórico e cultural e a variedade e a precisão das informações tornam o guia indispensável antes e durante qualquer estada em Londres. Sempre pela ótica do brasileiro, o guia também ajuda o viajante a se familiarizar com a cidade, sugere hotéis e B&Bs (bad and breakfast, tipo de hospedagem que oferece cama e café) de todas as faixas de preço, indica as atrações turísticas e passeios, além de dar dicas para economizar muitos pounds.

Com este título, a Editora Conteúdo completa a relação de guias sobre as capitais prediletas pelos turistas brasileiros. A editora já lançou também Paris, Buenos Aires e Nova York. O GTB Londres tem 360 páginas e custa R$ 54.