Fotos: Danielle de Sisti

O Restaurante e Cervejaria Baden Baden é um dos prediletos pelos turistas.

continua após a publicidade

O frio se aproxima e um dos destinos brasileiros mais lembrados passa a ser Campos do Jordão (SP). E não é para menos. Além da bela paisagem cercada por morros e muito verde, o clima de montanha e a boa e grande estrutura hoteleira e gastronômica, neste período, a cidade ainda promove diversos eventos, atraindo ainda mais a atenção do turista. Bons exemplos são os gastronômicos. Do próximo dia 24 até 25 de maio, acontece a esperada temporada gastronômica do pinhão, que apresenta uma festa regional nas ruas da cidade e também ganha espaço diferenciado nos cardápios de 19 restaurantes que possuem o selo de qualidade Cozinha da Montanha.

Nos bosques e montanhas de toda a região a visão belíssima das araucárias faz parte do cartão-postal da cidade e, já a partir deste mês até junho, a pinha -fruto da árvore fêmea é abundante e cai na terra, permitindo a cata do pinhão. Tombada e hoje protegida pelo perigo de extinção, a araucária se desenvolve melhor acima dos 1000 metros de altitude. Cada pinheiro produz de 60 a 80 quilos de pinhão, o que gera um aumento de renda expressivo para os catadores, uma curiosa profissão sazonal desenvolvida na cidade.

Vale conferir a criatividade dos chefs que participam da Temporada Gastronômica do Pinhão, que nos últimos quatro anos, considerando os pratos de todos os restaurantes pertencentes ao grupo, reuniu mais de 100 receitas diferentes com o fruto, entre saladas, pratos principais e sobremesas. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.cozinhadamontanha.com.br.

Hospedagem

Hotel Leão da Montanha, tradicional na ampla rede hoteleira da cidade, participa da maioria dos eventos.

Campos do Jordão é famosa também pela rede hoteleira ampla e de alta qualidade. Ao todo são aproximadamente seis mil leitos que se dividem entre estabelecimentos de diversas categorias, de pousadas até hotéis cinco estrelas pertencentes ao seleto grupo Roteiros de Charme. A grande maioria oferece o aconchego exigido nos destinos de inverno. As lareiras são peças quase sempre encontradas nas áreas comuns da grande maioria dos hotéis e pousadas, como também nos restaurantes.

continua após a publicidade

A cidade recebe, somente nos meses de junho e julho, um milhão de turistas. Para saber mais sobre hotéis, restaurantes e passeios em Campos do Jordão acesse www.portaldecampos.com e www.camposdojordao.com.br.