Antônio Prado, designada como a cidade mais Italiana do Brasil, está localizada à 180km da capital Porto Alegre. Foi a sexta e última das chamadas “antigas colônias da imigração italiana”, e foi fundada em maio de 1886. Apartir daí, criada a nova colônia, começaram a ser destinadas verbas públicas para abertura de estradas, construção de balsas, medição de terras, construção de barracões, transporte e acolhimento dos colonos.

continua após a publicidade

Antônio Prado tem mais de 100 anos de história, que estão preservados no Museu, que também faz parte da história. Possui um Patrimônio Tombado constituído por casas de madeiras e alvenaria que foram construídas no final do século XIX e início do século XX pelos imigrantes italianos. A arquitetura criada pelo imigrante italiano no sul do Brasil é inédita e muito interessante.

Vale do Rio das Antas: Quase um espelho largo e sinuoso entre os serros de um vale tão verde. Caminho de Entrada e Saída do município conta, com um belvedere onde visualiza-se além do vale um sinuoso caminho cortando morros.
Cascatas da Usina: Configuram-se em belas quedas d’águas, onde o visitante pode apreciar as belezas naturais no entorno do município, possui três plataformas para visualização das quedas sanitárias e trilhas.
Gruta Natural: Construída na década de 1920. Situa-se na zona urbana de Antônio Prado, ali são realizadas festas religiosas com procissões luminosas. Demonstra a religiosidade do descendente de imigrantes italianos.

continua após a publicidade