A Cidade da Lapa originou-se de um pequeno povoado às margens da antiga estrada da mata – uma parte do histórico caminho que ligava Viamão (RS) a Sorocaba (SP). O município possui a quarta maior área territorial do Paraná, possui grande potencial turístico, potencial agropastoril, sendo o maior produtor de fruta de caroço do Estado.
É uma cidade tranqüila, ótima para se morar e investir, rica em turismo histórico, cultural e religioso, como a famosa Gruta do Monge. Local de peregrinação religiosa atrai milhares de fiéis. Neste espaço, viveu por algum tempo o Monge João Maria D’Agostinis, que se dedicava ao estudo das plantas da região, medicava enfermos, realizava profecias e fazia orações, razão pela qual é procurado e visitado por grande número de pessoas que buscam neste local, a cura para seus males.
A Lapa possui no seu centro histórico 14 quarteirões com 235 imóveis. Neste espaço, muitas são as casas que guardam a arquitetura típica. Casas caiadas, pé direito alto, todas testemunhas da História. Casas que trazem até hoje um pouco de cada século, sem perder a identidade e o encantamento. Na Lapa há festas religiosas, Congadas de São Benedito, Leilões, festividades no Panteon dos Heroes, rodeios, comidas típicas, rodas de chimarrão, conversas descompromissadas, cultura. Quando o visitante chega à Lapa, torna-se simplesmente cidadão lapiano. A Lapa é assim. Elegante, graciosa, carismática.