Bom Jardim da Serra originou-se pelas belezas naturais do Município e de uma imensa mata de araucária existente próximo à cidade. Os moradores chamavam e admiravam como um grande jardim. Como fica a 11 km da Cordilheira da Serra Geral, associa-se este jardim com a serra.
Bom Jardim da Serra é o ponto de largada ou chagada da Cavalgada Aparados da Serra, um longo trajeto de quase 300 km até São Francisco de Paula (RS) cercado por paisagens exuberantes. O evento ocorre anualmente e reúne dezenas de pessoas.
O maior conjunto de quedas de Bom Jardim da Serra, é a Cascata Salto do Pelotas, localizada às margens da rodovia SC-438, a 8 km da cidade. Para chegar até a cascata, é preciso atravessar uma porteira e pedir autorização, já que está dentro de área privada. Por isso, o mais indicado é visitar o local acompanhado de um guia local ou em grupos organizados pelas pousadas.
A Serra do Rio do Rastro é uma magnífica obra em meio à Serra Geral, ligação da região serrana com o litoral catarinense. Dispõe de vasta área para estacionamento. O mirante proporciona uma visão panorâmica. Em dias límpidos, é possível enchergar o mar a mais de 100 km de distância e 1.460 metros abaixo.
Canyon das Laranjeiras é uma bela formação encontrada na localidade de Santa Bárbara, a 12 km do Centro. Está em área privada, da Fazenda Santa Cândida. O acesso a turistas é liberado, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 3,00, mas o ideal é visitar o local acompanhado de um guia ou em grupos organizados pelas pousadas.
Usina de energia eólica: A visão de um grande catavento, com três hélices gigantescas e 50 metros de altura, logo chama a atenção de quem se aproxima do mirante da Serra do Rio do Rastro, na SC-438. Trata-se de uma estação experimental de energia eólica (produzida a partir do vento) mantida pelo Governo de Santa Catarina.