Itabirito localiza-se na mesorregião metropolitana de Belo Horizonte e integra, com outros três municípios, a microrregião de Ouro Preto. Itabirito tem sua história bastante influenciada pela descoberta de suas riquezas.
Antes do início do processo civilizatório, os índios Tapuias do tronco Macro-Jê, da tribo Cataguás, que se encontravam em toda a região do Espinhaço, habitaram terras itabiritenses.
Considerada a jóia gastronômica de Itabirito, o Pastel de Angu surgiu na Fazenda dos Portões, no século XIX, quando a cidade ainda tinha o nome de Itabira do Campo.
A atividade turística em Itabirito tem seu patrimônio histórico como uma das principais atrações. Os bairros Tombadouro, Matozinhos e Rosário são importantes pontos históricos de Itabirito por possuírem ladeiras, casas históricas e igrejas. A Capela do Senhor Bom Jesus de Matozinhos, está no alto de uma ladeira, num adro aberto e gramado, de onde é possível avistar parte da cidade.
O marco natural que mais se destaca na cidade é o Pico de Itabirito, formado de hematita compacta com teor de 69%, ótimo minério de ferro. Com uma altitude de 1.568m, possui uma bela vista panorâmica.
Itabirito conta agora com um novo complexo turístico recheado de atrações e paisagens deslumbrantes: O Alto do Cristo, que tem 1.179m de altura, é a estátua do Cristo Redentor, vista de quase todos os pontos da cidade.