Se você comprou um pacote turístico ou uma excursão, a agência de turismo é responsável pelo cumprimento do programa e pelas condições oferecidas. Procure conhecer todos os termos do contrato e só assine se estiver de acordo com tudo o que foi combinado. Independente do contrato, a agência ou operadora deve cumprir a oferta publicitária. Guarde toda a propaganda referente ao seu programa de viagem. Ela é muito importante na hora de reclamar.
Outras recomendações importantes:
– Verifique se a agência ou operadora é cadastrada na Embratur;
– Consulte o Procon se existem reclamações contra a empresa e quais são;
– Não assine documentos em branco;
– Compare com os preços oferecidos no mercado;
– Verifique as condições de pagamento;
– Se a agência cancelar sua viagem, você poderá exigir:
1) a devolução de seu pagamento, devidamente atualizado,
2) outra opção de viagem, ou ainda,
3) indenização por eventuais perdas e danos.
Se o cancelamento partir de você, comunique à empresa por escrito, o mais breve possível. Observe os prazos constantes do contrato e fique ciente de que a agência poderá reter percentual relativo a despesas administrativas ou, ainda, multa por rescisão contratual.
