Comemorações da Semana Santa em Paraty

Desde seus primórdios que Paraty (RJ) é uma cidade tradicionalmente católica, organizando e festejando anualmente cerca de 23 festas de cunho religioso, sendo as mais importantes a festa do Divino, a festa e procissão marítima de São Pedro, a festa de Santa Rita, a festa de N.S. dos Remédios – Padroeira da Cidade – e a Semana Santa.

Esta última será comemorada no período de 28 de março a 04 de abril. Comemorações da Semana Santa na cidade histórica de Paraty mantêm tradições que datam dos séculos XVII e XVIII, ocasião em que podem ser admiradas imagens e peças sacras com mais de 300 anos de existência. Essas peças, que se encontram sob a tutela do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional -, ficam guardadas todo o ano no cofre do Museu de Arte Sacra de Paraty, na igreja de Santa Rita.
Todas as procissões e celebrações da Semana Santa são, até hoje, preservadas, tanto pela paróquia quanto pelo povo paratiense.
Na verdade, algumas delas foram adaptadas – como, por exemplo, a Procissão do Encontro – que era realizada uma semana antes e, atualmente, acontece na própria Sexta-Feira.
Seis peças de valor histórico-arquitetônico incalculável podem ser vistas na Sexta-Feira Santa em Paraty: os Passos da Paixão, abertos apenas uma vez por ano.

Na sexta-feira da Paixão, dia 02 de abril, será apresentado o Auto da Paixão “Um Homem Chamado Jesus”, espetáculo escrito e dirigido por Themilton Tavares, com um elenco de mais de sessenta atores paratienses. A história de Cristo, contada por um narrador e encenada em quatro planos elevados num morro de areia, será apresentada no Areal do Pontal.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna