A cidade tem 37 típicos
pubs, além de cafés,
bistrôs e restaurantes.

A Planeta Brasil, a única operadora do País autorizada pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) a comercializar ingressos para a Copa do Mundo da Alemanha, em 2006, apresentou, na semana passada, seus pacotes para agentes de viagem de Curitiba. A opção da operadora foi por concentrar a hospedagem em onze hotéis da cidade de Colônia, situada a 572 quilômetros da capital Berlim. ?Colônia é a melhor opção porque é eqüidistante de todos os estádios onde vão acontecer os jogos?, explica Ivaldo Silva, da Planeta Brasil.

continua após a publicidade

Os pacotes de turismo e os ingressos serão vendidos separadamente. O pagamento dos ingressos deve ser quitado até fevereiro de 2006 por boleto bancário ou direto na sede da operadora, no Rio de Janeiro.

A Planeta Brasil disponibiliza ingressos somente para os jogos do Brasil, conforme determinação da Fifa. São quatro categorias de ingressos: diamante, ouro, prata e bronze. Os preços variam entre 35 e 600 euros. Os da classe diamante são os mais caros, já que representam os melhores lugares nos estádios. Os preços variam também conforme a fase da competição. Ingressos para a final, por exemplo, custam mais – entre 120 euros (categoria bronze) e 600 euros (categoria diamante).

Quem quiser comprar o pacote total da Copa, com os sete jogos (contando que o Brasil não será desclassificado antes) vai ter que desembolsar, pelo menos, 7.810 euros, que é quanto custa o pacote bronze, o mais simples deles. Os demais pacotes custam: 8.584 (categoria prata), 9.610 (ouro), 10.330 (diamante). O pacote Copa Total é de 29 noites de hotel em apartamento duplo e as saídas do Brasil são nos dias 8, 9 e 10 de junho.

continua após a publicidade

Os pacotes incluem diárias em hotel na categoria escolhida com café da manhã; transfers aeroporto/hotel/aeroporto e transfers para os jogos do Brasil (via ônibus de luxo ou, no caso de cidades mais distantes do que 250 quilômetros, com trem Ice, de alta velocidade); city tour na cidade de Colônia; acompanhamento de guia falando português para cada 44 passageiros; coordenadores (um para cada três ônibus), seguro-saúde, kit Copa do Mundo 2006 e central de assistência em Colônia. Nesses preços não estão incluídas as passagens aéreas nem os ingressos, que devem ser comprados separadamente.

Serviço – A Planeta Brasil Turismo situa-se na Avenida Almirante Barroso, 22, 20.º andar, no centro do Rio de Janeiro. Telefone (21) 3974-2121 e site www.planetabrasil.com.br. Consulte seu agente de viagens para saber sobre as demais opções de pacotes.

continua após a publicidade

Cidade tem tudo para agradar aos turistas

A quarta maior cidade alemã é cosmopolita, cultural, cheia de história, alegre e muito festeira. Fundada junto ao Rio Reno há dois mil anos, ainda guarda resquícios do passado. Um exemplo disso é seu maior símbolo e atrativo turístico: a Catedral gótica, declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco em 1998. Por lá passam anualmente seis milhões de visitantes. A cidade tem ainda inúmeros monumentos, muitos dos quais verdadeiros tesouros da arquitetura da Idade Média, além de mais de trinta museus, onde acontecem exposições durante todo o ano.

Além de cultura e história, essa metrópole original, com língua e cerveja próprias, tem muito o que oferecer de diversão ao turista. Somente na área gastronômica, a cidade dispõe de 29 restaurantes tipo fast food, 37 típicos pubs coloneses, 85 cafés e bistrôs, 41 boates, além de mais de cem restaurantes turcos, orientais, russos, mexicanos, sul-americanos (brasileiros são três), gregos, italianos, portugueses e espanhóis.

E a cidade tem ainda muitas festas. A mais popular é o Carnaval, com desfiles de barcos e a explosão de fogos de artifício. Outro evento de grande proporção na cidade é o Christopher Street Day, festival gay que reúne milhares de visitantes.

Para quem gosta de compras, Colônia é o destino ideal, já que a cidade se caracteriza pelos seus centros comerciais repletos de lojas atraentes.

Estrutura

Para a Copa do Mundo, a cidade recebeu investimentos de cerca de 20 milhões de euros, oriundos da prefeitura, do estado e do governo federal. O Estádio de Müngersdorf, que vai abrigar os jogos da Copa, também recebeu melhorias. Distante apenas cinco quilômetros do centro, ele é supermoderno e tem capacidade para mais de 46 mil pessoas.

A partir de Colônia se tem acesso fácil e rápido para praticamente todo o país. As cidades mais distantes são Berlim e Munique, a cerca de 570 quilômetros. Os percursos podem ser feitos de avião ou com os trens Ice, de alta velocidade. Para as distâncias menores que 250 quilômetros, o mais recomendado é usar as famosas autobahns, auto-estradas de excelente qualidade.

Mais informações sobre a cidade podem ser obtidas no site www.koelntoursmus.de. (DS)