Após concorrer com a Malásia, Cartagena das Índias, cidade colombiana declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, ganhou a disputa para ser sede da 17ª Assembléia da Organização Mundial do Turismo (OMT), que acontece entre os dias 22 e 29 de novembro. A recuperação da segurança pública e confiança no país foram fatores decisivos para a Colômbia ser escolhida como sede do evento de turismo mais importante do mundo, que contará com a presença de cerca de 800 representantes de 150 países.
?Ser sede da Assembléia da OMT é um passo muito importante para mostrar que a Colômbia recuperou sua confiança no país, depois de lutar para que a segurança pública fosse restaurada e a boa imagem do país restabelecida. Além disso, é um meio de destacarmos, cada vez mais, o país como um destino turístico a nível internacional e mostrarmos a representantes de todo o mundo as belezas naturais e a infra-estrutura oferecida pelo Caribe Colombiano?, afirma Maria Elvira, presidente da Proexport Colombia – entidade governamental que promove a imagem-país, o turismo internacional, os investimentos estrangeiros e as exportações colombianas.
Além das reuniões entre ministros de turismo de todo o mundo, a Assembléia contará com eventos paralelos em que os empresários do setor turístico poderão promover seus destinos. Já os representantes dos países terão a possibilidade de conhecer mais a Colômbia, através de eventos acadêmicos, reuniões técnicas e encontros de caráter social.