Com informações sobre os variados destinos colombianos e dados úteis para os turistas, o governo da Colômbia, por meio do Fundo de Promoção Turística Colômbia, do programa de imagem Colômbia é Paixão e a Proexport Colombia, acaba de lançar seu novo portal de turismo. O site www.turismocolombia.com tem como slogan a campanha ?O perigo é você querer ficar? e conta com duas opções de idioma – espanhol e inglês.
O portal traz informações para os mais diferentes perfis de turista, com sugestões como Colômbia Ativa (que inclui mergulho, parques naturais e turismo rural), Colômbia para Descansar (com sol e praia no Caribe e no Pacífico) e Cultura, História e Tradição (com informações sobre artesanatos, feiras e festas). Também é possível assistir a um vídeo com imagens da Colômbia e conhecer as razões para ?querer ficar? no país.
Com um mapa interativo, o visitante pode conhecer a localização geográfica dos principais destinos colombianos, além de obter informações e recomendações para sua viagem, antes de chegar, ao ingressar e ao sair do país. O site também oferece, para consulta, um arquivo com reportagens que saíram sobre a Colômbia no mundo. Os internautas podem ainda acompanhar a programação de feiras e festividades que acontecem a cada mês, além de obter informações sobre os símbolos nacionais, a história e a geografia do país. Informações sobre a cultura colombiana e seus personagens mais famosos, como o escritor Gabriel García Márquez, os cantores Juanes e Shakira, e o artista plástico Fernando Botero, também estão lá.
Detalhe da arquitetura de Cartagena das Índias. |
Para facilitar a navegação, os destinos turísticos dos mais tradicionais às mais novas apostas da Colômbia para 2008 estão organizados pelas regiões onde se encontram, como: Caribe (subdividida em Cartagena, San Andrés e Providencia, Barranquilla, La Guarija, Cesar, Córdoba e Sucre); Andes (que inclui a região de Bogotá, Medellín, Triângulo do Café, Santander, Boyacá, Huila, Tolima e Norte de Santander); Amazonas; Pacífico (Cauca, Choco – Bahia Solano e Nuquí -, Nariño e Valle del Cauca – Cali), e Orinoquía (Arauca, Casanare, Meta e Vichada).
País aposta em novos destinos
Danielle de Sisti
Cartagena das Índias, San Andres e a capital Bogotá são os locais mais procurados pelos turistas estrangeiros na Colômbia, porém, o país aposta este ano em novos destinos, entre eles, o Triângulo do Café, região de ecoturismo, nos Andes, e Bahia Solano e Nuquí, no Pacífico. ?Queremos promover o turismo na região cafeeira.
O Triângulo do Café tem o maior museu do café do mundo?, destaca Carlos Rodríguez, cônsul comercial e diretor do escritório da Proexport Colombia, entidade governamental que promove o turismo internacional, os investimentos, as exportações e a imagem do país no Brasil. ?Há muitos outros destinos interessantes como Santander, estado no nordeste colombiano, perto da fronteira com a Venezuela, onde se pratica o turismo-aventura?, complementa. Estas regiões estão sendo divulgadas na Campanha ?Colômbia, o perigo é você querer ficar?, que representa um investimento de US$ 1 milhão só no Brasil com ações como divulgação na mídia, acordos com operadoras turísticas, participação em feiras, capacitação de agentes de viagem, famtours (viagens de familiarização para agentes), press trips (viagens para jornalistas) e impressão de material promocional. ?A nossa intenção é aumentar 35% o número de turistas brasileiros na Colômbia este ano?, afirma Carlos.
Triângulo do Café, na região dos Andes, é um dos ?novos? destinos. |
Ano passado, 37.950 mil brasileiros visitaram o país, o que já representou um acréscimo de 31% em relação a 2006. No total, a Colômbia atraiu, em 2007, aproximadamente 1,2 milhão de turistas, o que representa um aumento de 13% em relação a 2006. O objetivo da campanha é aumentar em 15% este número já este ano e, até 2010, alcançar a meta de 4 milhões de turistas/ano.
Os navios de cruzeiros têm levado um número expressivo de visitantes estrangeiros ao país. Nesta última temporada de verão, 126.890 passageiros de 99 navios ali desembarcaram. A estimativa da Proexport Colombia é a de que 130 cruzeiros tenham Cartagena, Santa Marta e San Andrés como pontos de parada este ano.