O 20.º Congresso Latino americano de Organizadores de Congresso e Afins – o Cocal 2003, deve atrair ao Centro de Convenções de Curitiba cerca de mil pessoas, entre promotores de eventos, profissionais de agências especializadas e representantes de órgãos oficiais de turismo do Brasil, da América Latina e de diversos países da Europa. “O Cocal é um acontecimento muito importante para a cidade, pois reúne justamente pessoas que podem abrir as portas para outros grandes eventos”, disse o diretor do departamento de turismo da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba (CIC), Antônio Azevedo.

Segundo levantamento do Departamento de Turismo da CIC, Curitiba possui hoje espaços para abrigar cerca de 271 mil pessoas em encontros, seminários, congressos e feiras. Essa capacidade abrange centros e auditórios de entidades públicas e privadas, de empresas, clubes sociais e esportivos, universidades, escolas e teatros.

A expansão do chamado turismo de eventos é uma prioridade na política do prefeito Cassio Taniguchi. O turista que vem à capital para participar de eventos fica mais tempo na cidade e gasta com hotel, restaurantes e transporte, em média, R$ 350 por dia, mais que o dobro da média de gastos do turista de lazer, calculada em R$ 150 por dia.

“A outra vantagem é que o turista de eventos exige nota fiscal de suas compras e despesas, gerando receitas para a cidade”, ressaltou Azevedo.

continua após a publicidade

continua após a publicidade