Fotos: Danielle de Sisti |
Deck dá suporte às atividades aquáticas oferecidas pelo village. |
Depois da inauguração do village Trancoso, o segundo da rede francesa na Bahia e o mais luxuoso na América do Sul, em 2002, o Club Med faz seu segundo grande investimento: R$ 3 milhões na modernização do village Rio das Pedras, situado em Mangaratiba, na Costa Verde, a 120 quilômetros ao sul da capital fluminense. Depois de mais de um mês de obras, a unidade, existente desde 1989, foi reinaugurada neste fim de semana, com uma festa que uniu as culturas brasileira e francesa para convidados seletos, entre os quais empresários e artistas, e reabriu ao público no último domingo para mais uma temporada de inverno. O evento comemorou também os dez anos de atuação de Janyck Daudet na presidência do Club Med para a América do Sul.
Na esteira de inovações, a rede, que é a primeira rede de resorts no Brasil, existente há 26 anos, anuncia investimentos ainda mais ousados: a construção de um quarto vil-lage no Brasil. O local escolhido foi a Praia do Peró, entre os municípios de Cabo Frio e Búzios, Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. ?É um local com uma praia linda e perto dos mercados do Rio e São Paulo, o que facilita a via rodoviária. Isso é importante porque não sabemos o que vai acontecer com o petróleo?, comentou Janyck Daudet.
A área da piscina ganhou novo piso e lounges renovados. |
O novo village terá a mais alta classificação da rede, no mesmo nível do de Trancoso, atendendo a nova estratégia do Club Med, que é a de oferecer serviços e produtos mais sofisticados. A nova unidade terá cerca de trezentos apartamentos distribuídos em uma área de quarenta hectares de frente para uma faixa de praia de quatro quilômetros. O empreendimento é fruto de parceria com os empresários Ricardo Amaral e com a Construtora Agenco e está previsto para inaugurar em outubro de 2007.
O diretor-presidente do Club Med disse não temer a concorrência e diz que há público para todo o tipo de empreendimento. ?O brasileiro está descobrindo os resorts e o Brasil está ganhando muitos, mas só os melhores vão ficar?, afirma.
Novidades
Entre as novidades do village Rio das Pedras estão a inauguração do Spa Ligia Azevedo, a reforma do restaurante à la carte Jangada, troca do piso de toda a área da piscina e ampliação dos seus banheiros, que ganharam vestiário; modernização do salão do bar e do grande restaurante principal. Com capacidade para 780 lugares, o local, que funcionava com o sistema de buffet, ganhou nova decoração, assinada pelo arquiteto Vicente Gifone, e agora opera no conceito cozinha-espetáculo, possibilitando ao hóspede assistir ao preparo dos pratos.
O conceito cozinha-espetáculo permite ao hóspede assistir à preparação dos pratos no buffet. |
O vinho Rio Sol agora é servido sempre no almoço e jantar e, assim como as cervejas e demais bebidas, está incluído no preço da diária, já que o village funciona no sistema all inclusive.
Como forma de atender também o hóspede que está no resort a trabalho, a rede implantou a tecnologia wi-fi para acesso à internet.
Janyck Daudet informou que está prevista mais uma reforma no Rio das Pedras para ainda este ano, visando modernizar os 324 apartamentos do village.
Para Sylvia Leimann, gerente de comunicação e marketing para a América do Sul, o fato de o Club Med ter sido a primeira rede de resorts do País leva algumas pessoas a achar que se trata de um produto defasado. Essa nova estratégia de marketing e a sofisticação dos villages têm o propósito de mostrar que a rede continua evoluindo para acompanhar as novas tendências e exigências de mercado. No total, a rede investe R$ 5 milhões na modernização dos três villages.
A jornalista viajou a convite do Club Med.
Felicidade baseia o conceito de village
História curiosa envolve a criação da pioneira Club Med. A mais antiga rede de resorts do mundo nasceu em 1950, no período pós-Segunda Guerra Mundial, quando um grupo de amigos, sob a iniciativa de Gérard Blitz, se uniu com a finalidade de criar um local onde as pessoas pudessem se divertir, fazer amizades e comer à vontade, para esquecer os momentos difíceis vividos durante o conflito. O primeiro encontro foi nas Ilhas Baleares, costa espanhola do Mar Mediterrâneo, por isso, o nome da rede, que nasceu Club Méditerrané.
O restaurante principal, com capacidade para 780 pessoas, ganhou nova decoração. |
Quatro anos depois, Gilbert Trigano se associou a Blitz e deu início à expansão do grupo. O primeiro Club Med foi inaugurado em 1956, em Leysin, na Suíça. Desde então, outros villages (como são chamados seus resorts) têm sido inaugurados pelo mundo, hoje contabilizando mais de noventa.
Todos funcionam no sistema all inclusive, ou seja, as três refeições e bebidas e todas as atividades esportivas estão incluídas no preço da diária.
Brasil
No Brasil, a rede se instalou em 1979, quando foi construído o village Itaparica, no sul da Bahia. Dez anos depois, entrou em operação o de Rio das Pedras (RJ) e, há três anos, o village Trancoso (BA), o mais luxuoso do País e o único a ter o Club Med Spa.
O Brasil é o único país da América do Sul a abrigar villages Club Med. A proposta aqui é a mesma em qualquer parte do mundo: oferecer uma grande gama de atividades lúdicas, esportivas e de lazer para atrair principalmente as famílias.
Números
Em 2004, a rede no Brasil registrou um faturamento de R$ 117 milhões e, neste primeiro semestre, R$ 75 milhões, o que norteia uma previsão de 11% de crescimento do faturamento anual deste ano.
Do total de 1,35 milhão de hóspedes no mundo, o Club Med no Brasil recebeu 79 mil hóspedes em 2004 e a previsão para este ano é atrair cem mil. A taxa de ocupação média nos três villages é de 74%, sendo a unidade de Rio das Pedras a que tem maior ocupação: 83%. Para este ano, a previsão é uma ocupação média superior a 86%. O village preferido pelos paranaenses é o de Trancoso (BA).
Curiosidade: Em um village Club Med todo mundo é ?gentil?: os hóspedes são chamados de GMs (gentis membros); os funcionários são GOs (gentis organizadores) e o pessoal da limpeza, GEs (gentis empregados). Apenas um dos detalhes que mostram o conceito de integração. (DS)
Spa ajuda a relaxar
Uma das novidades do village Rio das Pedras é o Spa Ligia Azevedo, um espaço zen, que oferece terapias voltadas exclusivamente ao relaxamento e à estética. Situado em meio à grande área verde do resort e com vista para o mar, o pequeno spa, de apenas oitenta metros quadrados, tem seis cabines aconchegantes, decoradas pela arquiteta Risoleta Medrado, especialista em decoração de spas.
Um grupo de profissionais aplica terapias relaxantes, como shiatsu, drenagem linfática, aromaterapia e a nova terapia das pedras quentes, assim como oferece tratamentos de beleza para o rosto e corpo, como limpeza de pele, esfoliação, hidratação e de redução de medidas. Nenhuma terapia usa aparelhos, todos os procedimentos são feitos pelo contato das mãos dos profissionais e a utilização de cremes e óleos essenciais.
Preços
Os rituais de massagem de relaxamento e estética têm duração de trinta a sessenta minutos e custam entre R$ 50 e R$ 150. Há também pacotes que incluem tratamentos para um ou dois dias, que custam a partir R$ 190.
Esse é o primeiro spa da empresária Ligia Azevedo que não oferece fitness e emagrecimento, segmento com o qual trabalha há vinte anos.