Quem acompanha os passos e o traçado do povo de Belém consegue sentir a força dos povos da Amazônia. O Círio de Nazaré é a maior procissão religiosa do Brasil que emociona turistas de todas as crenças. No segundo domingo de outubro, o “Natal dos Paraenses”, como também é chamado, reúne dois milhões de pessoas numa mesma emoção.
A força deste sentimento de esperança é a maior das graças que se pode alcançar.
A pequena imagem da Virgem de Nazaré é levada pelas ruas da cidade na grande procissão em direção à Basílica de Nazaré, cumprindo um ritual de mais de 200 anos. A berlinda é puxada por uma grossa corda onde os romeiros, em grande sacrifício, vão segurando como pagamento de promessa, do início ao fim da procissão.
O Círio atrai milhares de devotos, que vêm à romaria agradecer por uma graça alcançada. Simbolizando isso, levam na cabeça casas, barcos, pedaços do corpo em cera e os mais variados objetos que representam o que teriam conseguido com a fé à Virgem. Os romeiros e promesseiros vêm de todos os cantos do interior do Pará e de outros Estados, o que confirma a tradição de uma das maiores manifestações de fé do Brasil. Ao chegar à Praça Santuário, que fica em frente à Basílica, é rezada uma missa pelo arcebispo de Belém, onde todos os devotos da Virgem de Nazaré são abençoados.