A Chapada das Mesas é mais um daqueles segredos guardados no interior do Brasil. Esse pedaço do sertão maranhense esconde os cerrados mais preservados do País, que descortinam paisagens de grande beleza. Localizada ao Sul do Estado do Maranhão, no Vale do Tocantins, a região impressiona com sua natureza majestosa. Um paraíso na terra para ecoturistas. São incontáveis cachoeiras com grande volume de água durante todo o ano e formações rochosas que mais parecem gigantescas esculturas naturais.
As cachoeiras são a grande atração, pois, não bastasse a beleza de suas formações, a limpidez de suas águas e os deliciosos poços para banhos, suas águas não são geladas, têm temperaturas muito agradáveis, que as tornam ainda mais convidativas.
O Poço Azul, no Rio Cocal, município de Riachão, tem esse nome pela cor do reflexo da luz em suas águas. |
A Cachoeira da Pedra Caída é o primeiro ponto turístico importante do Sul do Maranhão e uma das visões mais espetaculares da região. Tem três quedas d’água maiores, sendo que na Gruta do Amor, a água despenca a uma altura de 46 metros em uma série de pequenos saltos e forma uma piscina de água corrente. Em alguns trechos da caminhada até a primeira queda d’água, o turista anda com água pelos joelhos por entre o cânion, formado por paredões que chegam a cinqüenta metros.
Todo esse cenário fica em uma propriedade privada, numa linda região de serras, a cinqüenta metros da BR-010, a 35 quilômetros do centro do município de Carolina, o principal da região. Já a imponente Cachoeira de Itapecuruzinho é um verdadeiro clube natural. Lá, além da convidativa área para banho, o turista conta com uma estrutura de lazer com playground, bar e restaurante. Duas quedas formam uma piscina natural circundada por rochas, praias e pequenas ilhas.
Itapecuru: duas cachoeiras de doze metros de queda, rodeadas por rochas, praias e pequenas ilhas. |
Para alcançar as cachoeiras do Rio Farinha – São Romão, do Prata e do Farinha – é preciso ir de carro com tração nas quatro rodas. Ficam em propriedade privada.
Já a Cachoeira de Santa Bárbara, uma das mais belas, é excelente para um banho solitário em suas águas energizantes. Gigantesca, é um dos maiores saltos da Chapada, já que tem setenta metros de altura e um poço que proporciona banhos para lá de refrescantes.
Praia
Além das cachoeiras, o cenário da chapada é formado por morros, como das Figuras, Chapéu e Portal; praias, como a do Tocantins, que começa a aparecer quando o rio baixa, a partir do mês de junho, e só desaparecem no fim de agosto; e ilhas, como a dos Botes, a cinco quilômetros da cidade de Carolina, onde há bares e restaurantes e umas barracas que permitem dormir no local.
O Morro do Chapéu é uma das belas formações rochosas que compõem o cenário da chapada. |
Desafios na natureza
A chapada continua atraindo turistas de estilos variados, pois, além de ser santuário natural propício para quem quer se livrar do estresse diário, é também um lugar sob medida para quem gosta de desafios e aventura, com seus sertões, florestas de buritizais e trilhas, além de cachoeiras para cascading e canyoning (nos arredores dos municípios de Carolina e de Riachão). Já para praticar os esportes náuticos, como kite surfe e windsurfe, a dica é ir aos Lençóis Maranhenses. Também é possível ir de jipe até a entrada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, em Barreirinhas, a 270 quilômetros da capital São Luís.
A Cachoeira do Macapá forma uma grande piscina natural propícia para banhos relaxantes. |
A chapada tem uma vegetação exuberante e o relevo de chapadas vermelhas, que forma uma belíssima paisagem e esconde pinturas rupestres de índios ancestrais.
Um dos lugares mais bonitos da chapada é o Poço Azul, que tem esse nome pela cor do reflexo da luz em suas águas. É mais uma piscina natural de águas cristalinas que convida a curtir mergulhos e relax em meio a muita vegetação.
Carolina, o paraíso das cachoeiras no Maranhão
A Cachoeira da Pedra Caída é o primeiro ponto turístico importante do Sul do Maranhão. |
Carolina é a principal cidade da bela região do Vale do Tocantins, onde fica a Chapada das Mesas, Sul do Estado do Maranhão. Pequena cidade de 24 mil habitantes, Carolina tem em sua história momentos de altos e baixos. Fundada em 1820, teve seu auge nas décadas de 40 e 60, com a instalação da primeira hidrelétrica, porém, enfrentou dificuldades quando o presidente Juscelino construiu a rodovia Belém-Brasília, a cem quilômetros de distância da cidade, criando em seu percurso outros pólos de desenvolvimento, como os municípios de Imperatriz e Estreito.
Para o deleite dos turistas, Carolina soube conservar todo seu patrimônio natural e cultural a exemplo do seu acervo arquitetônico colonial e seus 22 rios perenes completamente desprovidos de poluição. Foi justamente pela quantidade de recursos hídricos na região que o município recebeu o título de "Paraíso das Águas".
Impasse
A Cachoeira da Pedra Furada é alcançada após uma trilha rodeada por morros e serras. |
Hoje, Carolina, assim como toda a região da Chapada das Mesas, está em alta no que diz respeito ao turismo, porém, vive mais um impasse. Parte da população da região está preocupada com a construção da Hidrelétrica de Estreito, que, se for liberada pelo Ibama, ameaça as praias do Rio Tocantins e a Ilha dos Botes. Um grupo formado por Ongs de grupos indígenas, a Associação dos Atingidos da Barragem de Estreito (AABE) e outros moradores ingressaram com uma ação para impedir a obra.
Problemas à parte, a região está despontando como o novo grande destino ecoturístico brasileiro. Sua infra-estrutura hoteleira não é grande nem tampouco sofisticada. São pequenos hotéis e pousadas que registram alta ocupação, principalmente no período que vai de julho a setembro, quando as praias fluviais do Tocantins aparecem. Entre eles estão o Recanto Turístico Pedra Caída (99-3531-2318), a Pousada do Lajes (99-3531-2499) e a Pousada dos Candeeiros (99-35631-2243).
Situada no centro do Brasil, na divisa entre Maranhão e Tocantins, Carolina é quente o ano todo. Por isso, os banhos tanto de mar quanto de cachoeiras e rios são propícios em qualquer época. As temperaturas variam de 19 a 36 graus.
Suas cachoeiras – um total de 37 – deram fama à cidade, mas não é só isso.
Mais recentemente, ela ganhou mais notoriedade entre os turistas por ser um dos trechos mais bonitos – e de difícil acesso – do Rally dos Sertões.
Mais informações sobre Carolina podem ser obtidas no site www.carolina.com.br.
PACOTE
A operadora Freeway Adventure tem um pacote para a Chapada das Mesas que inclui passeio às principais cachoeiras da região. O percurso é feito em veículo 4 x 4 e também a pé por meio de trilhas. Durante o trajeto, banhos nos diversos poços naturais e cachoeiras.
O pacote é de cinco dias e quatro noites e custa R$ 2.730 por pessoa. Inclui passagens aéreas, com saídas a partir de Curitiba, e hospedagem em apartamento duplo. Mais informações: www.freeway.tur.br ou (11) 5088-0999.
No Paraná, a representante da Freeway é a Rottero Viagens e Turismo, telefone (41) 324-1441.
Aproveite ao máximo a sua estada no paraíso
– Conheça o curioso Morro das Figuras, um sítio arqueológico com inscrições rupestres;
– Tome um refrescante banho nas cachoeiras, seja ela a da Pedra Caída, Itapecuruzinho, São Romão ou Cachoeira da Prata. Elas são responsáveis por grande parte do encanto que envolve a Chapada das Mesas;
– Conheça os cerrados mais preservados do País, percorrendo uma das diversas trilhas ecológicas;
– Aventure-se no rapel, que começa a ser praticado em diversas das cachoeiras da região;
– Mergulhe nos rios de águas cristalinas;
– Se entregue aos esportes de aventura. Na chapada tem cenários perfeitos para a prática de caiaking, rafting, canyonning, cavalgadas, pescaria e escaladas.
Mais informações sobre a Chapada das Mesas podem ser obtidas no site www.chapadadasmesas.com.br.