Os nove países que compõem a entidade – Alemanha, Espanha, França, Grã-Bretanha, Irlanda, Itália, Polônia, Portugal e Suíça – reelegeram Fernanda Morici Longobardo, diretora da Enit – Entidade Nacional Italiana para o Turismo, para a vice-presidência da CET. Do mesmo modo, Ricardo Pereira, diretor do Switzerland Tourism, foi reconduzido ao cargo de diretor-financeiro. O novo coordenador da CET é Paulo Machado, também do Icep Portugal – Comércio e Turismo.
Atentados
Questionado sobre os possíveis efeitos negativos que teriam sido provocados pelos atentados ocorridos no dia 11 de março, em Madri, Mota Pinto confirma as informações divulgadas por Juarez Cintra, presidente da Abav-SP (Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo). “Tivemos cancelamentos de vôos para a Espanha no dia seguinte ao do atentado. Mas o cenário de recuperação se estabeleceu poucos dias depois.”
“Infelizmente, o mundo todo está à mercê deste tipo de ataque. O que temos a fazer agora é nos fortalecer, munidos das ferramentas de integração humana oferecidas pelo turismo”, propõe o presidente da CET, lembrando que os jogos Olímpicos em 2004 já oferecem uma importante contribuição. “As Olimpíadas são um estímulo ainda maior para que europeus e brasileiros estejam juntos e saibam responder, em perfeita harmonia, àqueles que preferem propagar o medo e a intolerância à civilização humana.”
Em breve, a CET deverá anunciar novas iniciativas promocionais cooperadas, envolvendo a participação de operadoras de turismo, agências de viagens e companhias aéreas estrangeiras que atuam na América Latina.