Blumenau (SC) é conhecida em todo o Brasil como uma das cidades com maior influência germânica em sua cultura e história. Fundada em 1850, a cidade guarda fortes características européias, encantando visitantes do Brasil e exterior por sua arquitetura, gastronomia, natureza, indústrias, chope gelado e festas.

continua após a publicidade

Um dos costumes trazidos da Europa foi a fabricação de cerveja. Na Blumenau antiga, mais de 20 cervejarias artesanais respondiam pela produção caseira, abastecendo eventos desde bailes e festas familiares. Aos poucos, entretanto, essa produção foi sendo “absorvida” pelas grandes empresas.
Mas o apego às tradições e à cultura dos antepassados, fez a cidade reaver seus valores e novas cervejarias surgiram com força na região, conquistando imediatamente o público pela qualidade. Todas seguem a Reinheitsgebot, Lei Alemã da Pureza, criada em 1516, que limita em quatro os ingredientes utilizados na produção de cerveja: água, lúpulo, malte (de cevada ou trigo) e fermento. Essa lei, em vigor até hoje na Alemanha, proíbe o uso de quaisquer conservantes ou cereais não maltados na fabricação da bebida.

Hoje, as cervejarias estão cada vez mais integradas com o turismo e a cultura da região. Para os apreciadores de uma boa cerveja, ou mesmo curiosos quanto à sua fabricação, a dica é um passeio nas empresas. Além de provar o precioso líquido, o visitante pode desfrutar da exuberante paisagem desta que é considerada a Europa brasileira.

continua após a publicidade