Cavalgar é voltar às origens e, mais do que explorar roteiros incríveis, permite entrar em contato direto com a natureza. No interior da França é possível fazer esta viagem usufruindo de um cenário repleto de paisagens deslumbrantes e castelos imponentes, passando por pequenos vilarejos que contam a história do país.
A região de Périgord Noir, em Dordonha, no sudoeste francês, é a rota perfeita para um circuito equestre. Área de planalto, formada por colinas de formação calcária e belos vales, a localidade é cortada pelos rios Dordonha e Vézère. A vista é esplêndida e, para quem gosta de adrenalina, não faltam trechos para um bom galope.
Os destaques ficam por conta das grutas pré-históricas, castelos e sua rica gastronomia, conhecida internacionalmente pelo foie gras, as trufas, o champanhe e os patês.
Castelo particular do século XV, o Château de Bannes impressiona. |
Os castelos centenários da região chamam a atenção pela imponência e valor histórico. Entre eles, destacam-se o Château de Bannes, um castelo particular do século XV, e o Château de Milandes, onde a dançarina Josephine Baker (conhecida como Vênus Negra e também famosa por sua luta contra o racismo) viveu entre 1947 e 1968.
Em algumas dessas edificações, como no Château de Tayac, no Château de Castelnaud e na bastide de Lalinde, o turista parte para uma verdadeira viagem pela Idade Média.
O percurso pede piqueniques às margens dos rios que cortam a região e passeios através de florestas e das encantadoras cidadelas de Mauzacon, St. Cyprien e Sarlat, capital da região de Périgord Noir.
Sarlat
Sarlat é a cidade européia com maior número de construções tombadas por quilômetro quadrado. |
Centro da arte e história que compõem a região, a cidade foi tombada pela Unesco como patrimônio da humanidade. É a mais visitada das cidades da província, pois seu patrimônio conseguiu se preservar ao longo do tempo, apesar das invasões vikings e da participação na Guerra dos Cem Anos.
Em 1962, foi beneficiada com uma lei de proteção à arquitetura. Hoje, é a cidade européia com maior número de construções tombadas por quilômetro quadrado. O patrimônio religioso é também bastante valorizado, em construções como a gótica Catedral de Saint-Sacerdos, o Jardin des Enfeus e a Lanterna dos Mortos. Não menos atrativos são os mercados locais, com produtos como a trufa e o foie gras.
Serviço
Château de Tayac: verdadeiro monumento construído em meio à rocha. |
Um circuito equestre pela região não é para qualquer bolso, mas, se o que vale é a comodidade, existem pacotes completos para percorrer Périgord Noir a cavalo. A Maktour, que tem filial em Curitiba – (41) 3031-4140 -oferece o roteiro a 4.950 euros (parte terrestre).
O roteiro é privativo, com guia acompanhante ao longo de todo o itinerário. Inclui duas noites de hospedagem em Paris com café manhã; cinco noites de hospedagem na regiã,;o Périgord Noir, com café da manhã; traslados; passeios; refeições (almoço, jantar e piqueniques); ticket de trem Paris/Bergerac e Sarlat/Paris; e seguro viagem.