continua após a publicidade

Com o início do verão, o parque
deve receber uma média
de 3,5 mil turistas por dia.

O Parque Nacional do Iguaçu vive dias de expectativa. O parque, que abriga em seu interior as majestosas Cataratas do Iguaçu, espera ultrapassar a marca de um milhão de visitantes em 2004. Entre 1.º de janeiro e 15 de novembro, a bilheteria do Ibama já havia registrado 840 mil visitantes às Cataratas. Com o início do verão, a alta temporada, o Ibama estima receber 3,5 mil turistas por dia, em média.

Desta forma, deve superar a marca de um milhão de visitantes – o maior movimento às Cataratas do Iguaçu dos últimos 16 anos. O recorde histórico foi obtido em 1987 – um dos anos dourados do Plano Cruzado – quando as Cataratas receberam 1.084.000 turistas brasileiros e estrangeiros. "Estamos perto de um número recorde, o que é muito bom para o turismo de Foz do Iguaçu e região. O Parque Nacional do Iguaçu se destaca como exemplo de desenvolvimento econômico sustentável que pode gerar emprego e renda para toda a região", diz o chefe do parque, Jorge Pegoraro.

Nos últimos cinco anos, a exploração turística do Parque Nacional do Iguaçu foi terceirizada. O parque ganhou a melhor infra-estrutura do Brasil para recebimento de turistas. Foram criados novos roteiros de aventura e ecoturismo. Além de um elevador panorâmico que garante vista privilegiada para as quedas mais impressionantes do mundo.

continua após a publicidade

Ventos favoráveis

Os números, comparados às projeções da OMT (Organização Mundial de Turismo) e da Embratur, são favoráveis a Foz do Iguaçu. A OMT aponta um crescimento no fluxo turístico de, no máximo, 10% entre os principais destinos do mundo. A Embratur contabilizou, entre janeiro e setembro, um aumento de 15% nos desembarques de vôos internacionais.

continua após a publicidade

Já Foz do Iguaçu deve ultrapassar a casa dos 25%. A resposta é simples. Parte dos turistas argentinos e paraguaios que visita o Brasil cruza as pontes Tancredo Neves e da Amizade, mas não entra nas estatísticas da Embratur.

"Além desse tipo de turista que não entra nas estatísticas, Foz do Iguaçu recebe algo em torno de 25% a mais, além dos turistas que visitam o Parque Nacional do Iguaçu. São turistas de eventos, que participam de reuniôes de negócios, visitam outros atrativos e, por um motivo ou outro, acabam não indo às Cataratas do Iguaçu", aponta o secretário de Turismo, Airton José.

Nesse caso, segundo Airton José, a cidade de Foz do Iguaçu já ultrapassou a marca de um milhão de visitantes ainda nas primeiras semanas de outubro. "Todos os setores reconhecem que há um esforço conjunto entre a iniciativa privada e o poder público na promoção e na divulgação de Foz do Iguaçu", aponta o secretário.

Outras duas evidências mostram o "destino Iguaçu" em alta. Nove hotéis lançaram pacotes especiais para festas de final de ano (Natal e Ano Novo) e prevêem lotação máxima no período. Alguns hotéis cinco estrelas da cidade já não aceitam reserva para o final do ano. A operadora de turismo CVC comemora mais 18 mil atendimentos em 2004 e confirmou o fretamento de quatro vôos charters por semana entre 5 de dezembro e 19 de fevereiro para Foz do Iguaçu.