A famosa Festa Nacional do Carneiro no Buraco, de Campo Mourão, é divulgada anualmente na imprensa nacional. Em algumas edições, a divulgação até ultrapassou fronteiras, chegando ao Japão, Israel e vários países sul-americanos. Todos os anos, a divulgação do evento deve deixar muita gente com água na boca, querendo provar a iguaria, criada por pioneiros há mais de quarenta anos e que leva doze horas para ser preparada. Quem quiser este ano provar o famoso prato ainda tem tempo de programar uma viagem a Campo Mourão, cidade do Centro-Oeste paranaense, situada a 450 quilômetros de Curitiba.
Consolidada como um dos mais importantes eventos gastronômicos do Sul do País e o mais significativo do Paraná, a festa tem duração de quatro dias, mas somente no último, que este ano cai no dia 13 de julho, é que o prato será servido. A expectativa é a de que, no domingo, mais de oito mil pessoas provem a iguaria que, além do sabor, obtido com oito temperos e doze ingredientes, também chama a atenção pelo modo que é preparado. Seu preparo segue um verdadeiro ritual. O cozimento é feito em tachos colocados em buracos cavados no chão. Este ano serão preparados 130 tachos da excêntrica comida – na primeira edição, em 1991, a iguaria foi preparada em setenta tachos.
Pelo sexto ano consecutivo, a preparação da comida na cozinha única estará a cargo do Clube da Panela, uma entidade local que reúne profissionais liberais, empresários e lideranças locais. À frente da promoção está a Prefeitura de Campo Mourão e a Associação Comercial e Industrial.
Muitos turistas acompanham, já na manhã do sábado, a preparação dos 3.510 quilos de carne e 2.665 quilos de legumes para os 130 tachos na cozinha única, que envolve cerca de cem pessoas. Um espetáculo na arena do parque de exposição, envolvendo cerca de duzentos atores e técnicos, contará a história de Campo Mourão e do prato típico, a partir das 21h30 do dia 12.
Às 22h30 será realizado o Ritual do Fogo, que tradicionalmente reúne milhares de pessoas. Em caravana, o prefeito Tauillo Tezelli e os coordenadores do evento, representantes das entidades participantes, patrocinadores e turistas – todos portando tochas – vão se deslocar até o buraco número um para acender o fogo.
Na caminhada serão acompanhados pela Banda do Buraco, soldados do Tiro de Guerra e artistas circenses. Em seguida será aceso o fogo nos demais buracos, acompanhado de show pirotécnico.
Os tachos serão colocados sobre o braseiro formado nos buracos por volta das 5 horas da manhã de domingo. Em seguida, os buracos serão fechados e vedados com terra.
Às 10h30 do dia 13, domingo, será realizado o último ritual da festa. Uma caravana liderada pelo prefeito Tauillo Tezelli se deslocará até o buraco número um para retirar o primeiro tacho. Na seqüência vai acontecer a retirada dos outros tachos.
Às 11h30, as entidades começarão a servir o Carneiro no Buraco, que é acompanhado de arroz branco, pirão (preparado com o caldo retirado do tacho) e salada de almeirão. A exemplo dos anos anteriores, o prato típico será servido por quinze clubes de serviço, colônias radicadas na cidade e outras instituições.
Atrações
A festa deste ano terá uma vasta programação preparada pela Embratur e Paraná Turismo, que abrange shows, rodeio, Feira da Agroindústria Familiar, mostra de carros antigos, exibição da Esquadrilha da Fumaça, leilão de gado e exposições. O cantor Daniel abrirá a programação com um show no dia 10, às 22h. No dia 11, às 20h, começa o rodeio, que segue até dia 13.
Em uma grande área coberta por lona vai funcionar o Caldeirão Universitário, com bailões nos dias 11 e 12, animados pelas bandas Rota do Sol (que atua no Beto Carrero World) e Garrafão. Já no dia 13 acontece a exibição da Esquadrilha da Fumaça.
A cada ano aumenta o número de participantes, oriundos de todo o Paraná, de outros estados e de países vizinhos, que lotam os hotéis locais e da região. Os convites custam R$ 12 (adultos) e R$ 6 (crianças de 8 a 12 anos). A estimativa dos organizadores é de que aproximadamente cem mil pessoas vão passar pelo parque de exposição nos quatro dias do evento.
Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão/Conselho Municipal de Turismo, pelos telefones (44) 529-3704 e 529-3721 ou ainda pelo e-mail
ind.comercio@campomourao.pr.gov.br.Aproveite sua estada
Quando estiver em Campo Mourão, para a Festa do Carneiro no Buraco, aproveite para conhecer alguns dos atrativos turísticos da cidade. Entre os pontos que merecem visitação estão o Parque do Lago, o Teatro Municipal, a Usina do Conhecimento, o Parque Estadual Lago Azul, a Catedral de São José, o Museu do Eco Saneamento, a Estação Ecológica do Cerrado, o Museu Municipal Deolindo Mendes Pereira e a Rua da Gastronomia.
A cidade dispõe de bons hotéis, dentre eles estão:
– Paraná Palace Hotel – (44) 523-2422
– Piacentini Palace Hotel -(44) 525-1310
– Hotel Cristal Plaza – (44) 523-6110
– Pousada A Fazendinha – (44) 523-2819
– Tonello Business Hotel – (44) 523-0110
– Campo Palace Hotel – (44) 525-1919
– Hotel Santa Maria – (44) 523-2244
– Hotel Acauã – (44) 523-4281