O Conselho de Turismo dos Campos Gerais se reuniu na semana passada, na Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, com a finalidade de discutir estratégias para a criação e implantação de projetos de turismo para a região. A reunião foi promovida pela Associação dos Municípios dos Campos Gerais.

Participaram do encontro representantes de seis municípios que fazem parte do conselho – Ponta Grossa, Porto Amazonas, Jaguariaíva, Piraí do Sul, Ortigueira e Ivaí – além do secretário municipal de Turismo e Meio Ambiente de Ponta Grossa, Jorge Rosas Demiate e os funcionários da secretaria, além de estudantes, estagiários e professores do curso de Turismo, da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

A Associação dos Municípios trouxe para o encontro a consultora Doris Meene Ruschmann, que é mestre e doutora em Turismo, coordenadora do programa de mestrado e doutorado em Turismo da Univali, de Santa Catarina, e diretora da empresa Ruschmann, uma das maiores e mais respeitadas consultorias de turismo do País.

Doris já trabalhou na direção e planejamento turístico de várias regiões e estados brasileiros.

Na reunião a consultora falou sobre importância de desenvolver projetos técnicos e fazer articulações políticas ao mesmo tempo, para conseguir verbas pelo Prodetur.

“Sem projetos elaborados é inútil chegar aos bancos e conseguir verbas ou financiamentos. Quem estiver só com 50% do projeto elaborado, com certeza, vai conseguir apenas 50% de verbas”, destacou a professora, alertando também que os conselhos municipais precisam ser mais atuantes. Ela disse que muitos conselhos perderam a força porque não tinham ação executiva.

A consultora veio para apresentar propostas aos municípios, mas acabou só ouvindo a opinião e as propostas de todos os integrantes do conselho. Como todos concordaram que as ações devem ser integradas e não de cada município individualmente, Doris Ruschmann solicitou o envio de inventários turísticos dos municípios.

Baseada nos inventários e do que ela ouviu do conselho, se comprometeu em formular uma proposta de ações e de consultoria, para o turismo dos Campos Gerais, com a aprovação do projeto Rota dos Tropeiros, que já está em andamento, envolvendo dezesseis municípios da microregião.

continua após a publicidade

continua após a publicidade