Com mais de dez mil leitos espalhados por duzentos estabelecimentos entre pousadas, flats e hotéis, além da oferta de 150 restaurantes, o município de Campos de Jordão, famoso destino de inverno do interior paulista, reverencia o inverno e arregaça as mangas para receber mais de um milhão de turistas nesta temporada, que começou no feriado de Corpus Christi e se estende até final deste mês. “Esta situação é capaz de gerar oito mil empregos diretos e cerca de 25 mil indiretos”, calcula o hoteleiro Ariel Yaari, vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo e presidente do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (Sinhores) de Campos do Jordão.
Otimista com as perspectivas proporcionadas pelas baixas temperaturas que impulsionam a indústria do turismo local, Yaari garante que o município está bem estruturado para receber seus visitantes, “com exceção da malha viária, mas isto não impede o crescimento do segmento turístico que, segundo previsão, deverá aumentar 20% em relação ao mesmo período de 2003”.
De acordo com pesquisas do conselho e do sindicato, o turista gasta de R$ 100 a R$ 500 por dia nesta época do ano e o total da temporada corresponde a quase 40% do faturamento anual da cidade. Em relação à segurança da cidade, tanto o hoteleiro Ariel Yaari quanto Carlos Gouveia, atual secretário municipal de Turismo, são unânimes em informar que Campos conta, atualmente, com o trabalho de quatro mil homens das polícias militar, federal e civil “em favor do bem-estar de todos”, exclamam.
O secretário conta que a Prefeitura de Campos vem atuando no sentido de atrair o turista muito além da estação do “casaco, luva e cachecol”. Diz que em torno do turismo de negócios, de eventos, do ecoturismo e da gastronomia, o município sai da sazonalidade para entrar no Turismo das 4 Estações, “campanha que estamos fazendo para chamar a atenção para as atrações de Campos também no verão, primavera e outono”.