Porto Alegre é uma das capitais brasileiras distinguidas com a Premiação das Melhores Práticas dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional com a rota turística Caminhos Rurais de Porto Alegre.
O resultado da seleção dos 26 projetos inscritos no país por capitais e não-capitais foi divulgado nesta segunda-feira, 1º de novembro, pelo Ministério do Turismo.

continua após a publicidade

As melhores práticas devem estar inseridas em uma das 13 dimensões pesquisadas no Estudo de Competitividade realizado pelo MTur, em parceria com o Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas.
A rota Caminhos Rurais foi selecionada na dimensão “Atrativos Turísticos”. O objetivo da premiação é identificar o grau de desenvolvimento dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico, além de reconhecer, estimular e difundir as iniciativas regionais para melhorar a qualidade e a competitividade do produto turístico.

Trabalho coletivo – Para o presidente da Associação Porto Alegre Rural, Maury Webber, a premiação foi uma “surpresa agradável e um estímulo”. A entidade congrega mais de 20 empreendedores rurais cujas propriedades e atrativos formam a rota turística. “O turismo rural é um processo que envolve questões sociais e de qualidade de vida.

A premiação sinaliza que estamos conseguindo trabalhar com esses conceitos e que precisamos seguir valorizando a área rural de Porto Alegre e acreditar no que é nosso”, avalia Maury. “A premiação é um presente de aniversário para os Caminhos Rurais de Porto Alegre, que completará cinco anos no dia 30 de novembro”, comemorou o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes.

continua após a publicidade