O município de Balneário Camboriú (SC) é o sexto colocado no ranking nacional na recepção de turistas estrangeiros em busca de lazer. Entre os municípios que não são capital, só Foz do Iguaçu, no Paraná, está à frente de Balneário Camboriú. O índice é resultado da pesquisa ?Caracterização e Dimensionamento Internacional do Turismo 2004-2005?, realizada pelo segundo ano consecutivo para o Ministério do Turismo e a Embratur pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), da Universidade de São Paulo. Neste ranking, Santa Catarina ocupa o segundo lugar, atrás apenas do Rio de Janeiro.
A expansão do setor turístico de Balneário Camboriú conforme o prefeito Rubens Spernau é resultado do contínuo trabalho que é desenvolvido no município e investimentos em infra-estrutura realizados nos últimos dez anos. Entre as obras realizadas no período merecem destaque o Complexo Turístico Cristo Luz, Atlântico Shopping Center, Parque Unipraias (bondinhos aéreos), Rodovia Interpraias, Parque Raimundo Malta (Rio Camboriú), Estrada da Rainha e o Molhe da Barra Sul. Atualmente está em fase de conclusão a construção de uma marina com padrão internacional e, em andamento, as obras de um moderno shopping center.
O município está também entre os dez do País com melhor qualidade de vida, segundo dados da ONU. Há 110 meios de hospedagens, entre hotéis e pousadas, com oferta de aproximadamente 20 mil leitos. Por todo o município existem bares e restaurantes de vários estilos, além de uma charmosa via gastronômica no bairro Vila Real.
Arvorismo, esportes radicais, trilhas ecológicas, monumentos, passeios por terras, mar e ar, vida noturna, gastronomia diversificada, entre outros atrativos, por sua vez, conquistam diferentes públicos em todas as épocas do ano.