Cama e Café na zona sul do Rio de Janeiro

Quem quiser curtir a badalada zona sul do Rio de Janeiro sem ter que pagar caro pela hospedagem pode escolher por uma das unidades da rede bed & breakfast BB (Cama e Café). Depois de cinco anos existente no bucólico bairro de Santa Teresa, onde tem 40 casas cadastradas, a rede se expandiu para bairros como Leblon, Ipanema, Gávea, Jardim Botânico, Copacabana e também Barra e São Conrado. É o Rio Homestay, que abrange 35 casas e apartamentos confortáveis, que oferecem hospedagem a preço convidativo. As diárias custam a partir de R$ 105 por casal.

Os anfitriões, que passam por um cuidadoso treinamento antes de entrarem para a rede, fazem questão de proporcionar uma estada agradável aos visitantes. Entre os donos das casas e apartamentos estão arquitetos, jornalistas, chefs de cozinha e guias de turismo. São pessoas que têm um interesse especial em dar dicas de programas, orientações sobre transporte e tudo o mais que for necessário para que a estada no Rio seja a melhor possível. Muitas vezes, o entrosamento entre hóspedes e anfitriões é tão grande que acaba evoluindo para uma amizade.

Um dos quartos de um
apartamento da zona sul.

As casas e apartamentos são escolhidos a dedo, e a maioria tem um charme todo especial. Que tal se hospedar em um duplex em pleno Leblon, o bairro mais sofisticado do Rio? Ou então curtir a vista da cidade em um cobertura no epicentro de Ipanema, na Rua Visconde de Pirajá? Essas são apenas algumas das opções do Rio Homestay, da qual faz parte também a casa de uma das arquitetas mais atuantes do Rio, Cecília Castro, no bucólico Jardim Botânico. A residência é ecologicamente correta, com teto coberto de grama, uso de energia solar e até uma pequena cascata. Outra opção deliciosa é um casarão na Gávea onde funciona também um centro de terapias e massagens, como shiatsu e reflexologia mais relaxante, impossível.

Todas as casas e apartamentos credenciados têm ótima localização e oferecem um bom café-da-manhã, que inclui frutas variadas, pães, frios e leite, café e suco (incluso na diária). A privacidade do hóspede também é totalmente assegurada. Ele pode voltar para casa na hora que quiser – muitas vezes, recebe até uma cópia da chave da porta -, entra e sai quando dá vontade e jamais é perturbado.

Mais informações e reservas pelo telefone (21) 2221-7635 ou no site www.riohomestay.com.br.

Alternativa em João Pessoa

A capital paraibana também se prepara para acolher turistas aos moldes do bed & breakfast. Lá está em desenvolvimento o programa Hospedagem Alternativa, promovido pela Prefeitura de João Pessoa por meio da Secretaria Executiva de Turismo (Setur).

A iniciativa possibilita a hospedagem de visitantes em casas de família por um custo mais baixo e contribui para a geração de renda e movimentação da atividade turística em João Pessoa.

Um curso será promovido em parceira com Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para quem se interessar em abrir as portas para hospedar turistas. Atualmente, dez residências da capital estão enquadradas nas especificações necessárias para integrar o ?BB Brasil?. Elas podem ser visualizadas no site www.bbbrasil.info. Na página há fotos e a descrição de cada uma das residências. ?Nós iremos sinalizá-las distinguindo entre as que fazem parte do Hospedagem Alternativa e do BB Brasil. O projeto tem alcançado efeito positivo e agora, vamos investir na profissionalização destes serviços?, comenta Elzário Junior, secretário executivo de Turismo.

O objetivo é preparar as residências para receber os turistas em julho.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo