Muita gente viaja, mas somente no pensamento, imaginando lugares especiais, belas praias, altas montanhas, parques temáticos ou simplesmente uma comida diferenciada. Mas na hora de colocar isso em prática, deixa o sonho de lado e na maioria das vezes, vai sempre para o lugar que já foi anteriormente.

continua após a publicidade

Diversidade não tem sido problema, a área de turismo a cada dia tem se segmentado, e tanto as empresas aéreas, quanto hotéis, pousadas, hostels e outros meios de hospedagem têm se tornado especialistas na área em que atuam.

Turismo religioso, turismo de negócios, de compras, rural, gastronômico ou outro qualquer. Tudo vale a pena.

Imagine passear de balão por cafezais colombianos. Ou contemplar palmeiras centenárias, com mais de 60 metros (as mais altas do mundo), no Valle del Cocora. A região colombiana de Paisaje Cultural Cafetero, que concorre pelo título de Oitava Maravilha do Mundo, no concurso realizado pelo site especializado em turismo Virtual Tourist, tem centenas de atrativos e já é um dos destaques do Turismo Rural do País.

continua após a publicidade

Paisaje, que reúne os departamentos de Caldas, Quindío, Risaralda e o norte do Valle del Cauca, compete com outros 330 lugares pelos votos dos internautas, com os quais será decidido qual deverá integrar a lista das maravilhas do mundo moderno, entre as quais estão o Taj Mahal, na Índia, e Machu Picchu, no Peru.

Desde o último dia 3 de junho até o próximo dia 30 de setembro está aberta a possibilidade de apoiar o Paisaje Cultural Cafetero (PCC), cuja página, com mais de um milhão de usuários ativos, garante “te convida a viver o processo tradicional do café (que vai) desde a semente até a xícara, com paisagens verdes, pessoas amigáveis e experiências mágicas”.

continua após a publicidade

Estas últimas são o eixo central da campanha de turismo “A Colômbia é o Realismo Mágico”, com a qual desde abril o país é promovido no exterior.

Para a presidente da Proexport, Maria Claudia Lacouture, as tendências globais indicam que cada vez mais os turistas buscam destinos onde possam fazer muitas atividades que satisfaçam vários dos seus interesses. “O Paisaje Cultural Cafetero satisfaz essa exigência, pois aqueles que o visitam desfrutam de cinco dos oito produtos turísticos que o país oferece: aventura, natureza, cultural, luxo e negócios”, disse a presidente.

Suas atrações e singularidade fizeram de Paisaje Cultural Cafetero um polo de recepção de turistas internacionais. Enquanto em 2009 as chegadas a Caldas, Quindío e Risaralda totalizavam 29.798, em 2012 elas chegaram aos 32.588, o que significa um crescimento de nove por cento, de acordo com informações do Ministério do Comércio, Indústria e Turismo, com dados da Migración Colombia.

Se eleito como a Oitava Maravilha pelos usuários do Virtual Tourist, este seria o segundo reconhecimento mundial recebido por este destino. Já em 2011, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) declarou-o Patrimônio Mundial da Humanidade.

Divulgação
Plantações de café enfeitam a paisagem colombiana.