A Abav – Associação Brasileira de Agências de Viagens – está orientando suas mais de três mil associadas em todo o País com relação ao acordo sobre isenção parcial de vistos para a Guiana, país que tem fronteiras com o norte do Brasil.

continua após a publicidade

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, brasileiros e guianenses portadores de passaportes nacionais válidos podem entrar e permanecer no território da outra parte por período determinado e finalidade específica sem a necessidade da concessão de vistos antecipados. Para ambas as nacionalidades, o ingresso sem vistos é permitido para viagens de turismo, férias ou visita a parentes. Para brasileiros, a estada não deve ser superior a 180 dias ao ano; períodos superiores requerem visto. Para guianenses em visita ao Brasil, não é exigido visto para as viagens de até noventa dias, renováveis desde que o prazo total da estada não exceda 180 dias no período de um ano.

O acordo entre os governos do Brasil e da Guiana para a isenção parcial de vistos havia sido assinado em julho de 2003 e foi aprovado pelo governo brasileiro na forma da lei passando a vigorar somente no mês passado.

continua após a publicidade