O Brasil ocupa apenas a 49º posição no ranking dos países que oferecem os ambientes mais atraentes para o desenvolvimento da indústria de viagem e turismo no mundo. A informação é do relatório do Índice de Competitividade para Viagem e Turismo (ICVT) 2008, divulgado nesta terça-feira (4) pelo Fórum Econômico Mundial. O ICVT avalia 130 países medindo os fatores e as políticas que viabilizam o desenvolvimento no segmento. Suíça, Áustria e Alemanha ocupam as três primeiras colocações.

continua após a publicidade

O Brasil, 4º na América Latina, foi o 3º colocado em recursos naturais e 12º em culturais. Na questão de sustentabilidade social ocupa a 37ª colocação. O relatório concluiu que o transporte terrestre se mantém deficiente no País. A qualidade das estradas, portos e ferrovias ocupam, respectivamente, o 110º 116º e 87º lugares.

A segurança continua sendo um fator de grande preocupação no Brasil. No quesito, o País ficou em 128º, na frente apenas do Paquistão e da Rússia. O estudo mostra, ainda, que a competitividade do País vem caindo devido aos preços para o turista (92ª colocação), afetados principalmente pelos altos custos de passagem e taxas aeroportuárias.

Além de Suíça, Áustria e Alemanha, os outros países que compõem as dez primeiras posições no ranking são: Austrália, Espanha, Reino Unido, Estados Unidos, Suécia, Canadá e França. Na América Latina e no Caribe, as cinco primeiras colocações ficaram respectivamente com Barbados (29º no ranking geral), Costa Rica (44º), Porto Rico (46º), Brasil (49º) e Panamá (50º).

continua após a publicidade