Foi lançada, no último sábado, durante o Salão do Turismo 2008, em São Paulo, a cartilha do turismo cinematográfico.
A idéia é ampliar as inserções do Brasil como provedor para locação de filmes, campanhas publicitárias, reality shows e outras produções. A cartilha tem como parceiros o Ministério do Turismo e a Dharma Filmes e Produções. Foram produzidas cinco mil cartilhas que deverão ser enviadas para secretarias de turismo, conventions bureaux e eventos ligados ao turismo e cinema. Segundo a diretora-presidente da Dharma, Ana Cristina Costa e Silva, o objetivo desse trabalho é sensibilizar o trade turístico sobre como e quanto o turismo pode se beneficiar com a divulgação dos destinos do País no mundo do entretenimento. O filme Coração Valente, exemplificou, gerou um incremento de 300% nas terras altas da Escócia. Quatro casamentos e um funeral levou a três anos de lotação o hotel inglês The Crown.
O Brasil já é considerado como potencial concorrente dos destinos das produções audiovisuais, como Estados Unidos, Nova Zelândia, Canadá, França, Austrália e Reino Unido. Com a filmagem de 140 locações da trilogia do filme O Senhor dos Anéis, entre 1999 e 2003, foram gerados mais de 120 mil empregos e contribuiu para incrementar o turismo na Nova Zelândia, que recebe cerca de 2,5 milhões de turistas.
Países como Austrália e África do Sul têm a isenção como parte da estratégia para atrair produções audiovisuais. Segundo a presidente da Dharma Filmes, está sendo formada uma comissão interministerial brasileira para estudar medidas estratégicas como facilitação de vistos de trabalho, isenção fiscal, desembaraços aduaneiros para equipamentos de produções cinematográficas com o objetivo de ampliar a realização de locações de filmes em terras brasileiras.