A partir da próxima segunda-feira (15), os brasileiros terão uma nova opção para voar. É que entra em operação a Azul Linhas Aéreas Brasileiras, companhia de capital brasileiro e norte-americano, que promete oferecer alguns diferenciais ao mercado nacional. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) autorizou a operação de vôos na última sexta-feira (5) e as passagens aéreas já começaram a ser vendidas.

continua após a publicidade

A Azul vai utilizar as aeronaves E-Jets, da Embraer. Inicialmente serão três equipamentos: dois do modelo 190 com 106 assentos e um modelo 195, com 118 assentos. As primeiras rotas serão Campinas-Porto Alegre e Campinas-Salvador, com tarifas a partir de R$ 159 e R$ 219, respectivamente.

A partir de 14 de janeiro, a companhia vai oferecer dois vôos diários a partir de Curitiba rumo a Campinas. As tarifas vão variar a partir de R$ 129 por trecho para viagens de ida e volta. Nesta mesma data, têm início freqüências diárias entre Campinas e Vitória, com tarifas a partir de R$ 149, também por trecho para viagens de ida e volta.

A partir de 4 de fevereiro, serão mais dois vôos partindo da capital paranaense para Campinas e no trecho inverso, totalizando quatro vôos a partir e para Curitiba.

continua após a publicidade

A rota Campinas-Curitiba terá saídas de Campinas todos os dias, às 6h50, 9h50, 14h e 17h30 (sendo que os horários das 9h50 e 17h30 começarão a ser oferecidos a partir de 4 de fevereiro).

De Curitiba para Campinas será possível embarcar às 8h20, 11h20, 15h30 e 19h (sendo que os horários das 11h20 e 19h começarão a vigorar em fevereiro). O vôo será direto e com duração de uma hora.

continua após a publicidade

O presidente do conselho da Azul, David Neeleman, explica que a opção por começar a operar a partir de Campinas é estratégica, atendendo a uma necessidade da região, que é uma das mais importantes do País.

“Há muito poucos vôos do Vira Copos e a região de Campinas é muito interessante, pois tem um dos maiores PIBs do País – maior até do que o do Chile – e a renda per capita é ainda mais alta que a da capital paulista”, ressalta.

A partir de 1.º de janeiro, a Azul vai disponibilizar ônibus partindo do Aeroporto de Vira Copos, em Campinas, para a capital paulista, ao preço de R$ 20 a passagem. As saídas serão a cada duas horas.

Frota

A partir do ano que vem, a companhia receberá uma nova aeronave por mês, chegando ao fim do ano com uma frota de 16 E-jets. A expectativa é a de que, em cinco anos, a companhia tenha 78 aeronaves e sirva 25 cidades brasileiras, sempre sem conexões em hubs (grandes aeroportos distribuidores de vôos). Não há planos para operar vôos internacionais. Este ano, a companhia tem 900 funcionários, mas pretende chegar a 2013 com um quadro de 5 mil.

Serviço: as passagens aéreas da Azul podem ser adquiridas pelo site da empresa www.voeazul.com.br, pela central de atendimento (11) 3003-2985 (3003 AZUL) ou nas agências de viagem.

TV ao vivo e mais espaço estão entre os diferenciais

A Azul dá início às suas atividades apostando em alguns diferenciais. Entre eles, o maior espaço entre os assentos, seis tipos de lanches e programação de TV ao vivo. O espaço apertado entre os assentos é uma das maiores reclamações por quem utiliza os aviões como meio de transporte.

As aeronaves Embraer 190/195 da Azul, equipadas com bancos de couro ecológico, têm fileiras com só quatro assentos, dispostos dois a dois, sem as incômodas poltronas do meio, seguindo o exemplo da classe executiva das companhias aéreas.

O espaço entre as poltronas também é maior: são 79 centímetros, o que permite esticar as pernas, e não há barras de fixa&ccedi,l;ão intermediárias, tornando mais fácil guardar bagagens no assoalho ou simplesmente aproveitar o espaço com maior comodidade.

Há também o Espaço Azul, 16 poltronas ainda mais espaçosas, com 86 centímetros de distância da poltrona da frente. Para reservar uma poltrona dessas, basta pagar cerca de R$ 30 a mais.

Segurança

As aeronaves contam com o que há de mais moderno em termos de tecnologia aeronáutica, como, por exemplo, dois dispositivos HUD -Head Up Display – que permitirão um significativo aumento na segurança operacional.

Originário da aviação militar, o sistema permite a projeção dos dados mais importantes do vôo num cristal que fica à altura dos olhos dos pilotos, fazendo com que eles tenham todas as informações necessárias para voar sem precisar desviar os olhos da pista de pouso e do tráfego de outras aeronaves.

A empresa também promete diferencial no serviço de bordo, outro tão criticado em outras companhias. A Azul vai servir seis tipos de snacks (lanches), que podem ser consumidos à vontade. Os carrinhos foram deixados de lado e a oferta vai incluir bolachas, batatas, wafers, amendoins, refrigerantes, chá, café, sucos, entre outros.

A nova companhia será a primeira na América Latina a oferecer TV ao vivo, em monitores individuais, por meio da instalação de um sistema via satélite da LiveTV, que estará disponível a partir do segundo semestre do ano que vem. Algumas aeronaves já terão monitores individuais em todos os assentos, exibindo conteúdo gravado já este mês.