Brasil ganha nova companhia aérea

A partir da próxima segunda-feira (15), os brasileiros terão uma nova opção para voar. É que entra em operação a Azul Linhas Aéreas Brasileiras, companhia de capital brasileiro e norte-americano, que promete oferecer alguns diferenciais ao mercado nacional. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) autorizou a operação de vôos na última sexta-feira (5) e as passagens aéreas já começaram a ser vendidas.

A Azul vai utilizar as aeronaves E-Jets, da Embraer. Inicialmente serão três equipamentos: dois do modelo 190 com 106 assentos e um modelo 195, com 118 assentos. As primeiras rotas serão Campinas-Porto Alegre e Campinas-Salvador, com tarifas a partir de R$ 159 e R$ 219, respectivamente.

A partir de 14 de janeiro, a companhia vai oferecer dois vôos diários a partir de Curitiba rumo a Campinas. As tarifas vão variar a partir de R$ 129 por trecho para viagens de ida e volta. Nesta mesma data, têm início freqüências diárias entre Campinas e Vitória, com tarifas a partir de R$ 149, também por trecho para viagens de ida e volta.

A partir de 4 de fevereiro, serão mais dois vôos partindo da capital paranaense para Campinas e no trecho inverso, totalizando quatro vôos a partir e para Curitiba.

A rota Campinas-Curitiba terá saídas de Campinas todos os dias, às 6h50, 9h50, 14h e 17h30 (sendo que os horários das 9h50 e 17h30 começarão a ser oferecidos a partir de 4 de fevereiro).

De Curitiba para Campinas será possível embarcar às 8h20, 11h20, 15h30 e 19h (sendo que os horários das 11h20 e 19h começarão a vigorar em fevereiro). O vôo será direto e com duração de uma hora.

O presidente do conselho da Azul, David Neeleman, explica que a opção por começar a operar a partir de Campinas é estratégica, atendendo a uma necessidade da região, que é uma das mais importantes do País.

“Há muito poucos vôos do Vira Copos e a região de Campinas é muito interessante, pois tem um dos maiores PIBs do País – maior até do que o do Chile – e a renda per capita é ainda mais alta que a da capital paulista”, ressalta.

A partir de 1.º de janeiro, a Azul vai disponibilizar ônibus partindo do Aeroporto de Vira Copos, em Campinas, para a capital paulista, ao preço de R$ 20 a passagem. As saídas serão a cada duas horas.

Frota

A partir do ano que vem, a companhia receberá uma nova aeronave por mês, chegando ao fim do ano com uma frota de 16 E-jets. A expectativa é a de que, em cinco anos, a companhia tenha 78 aeronaves e sirva 25 cidades brasileiras, sempre sem conexões em hubs (grandes aeroportos distribuidores de vôos). Não há planos para operar vôos internacionais. Este ano, a companhia tem 900 funcionários, mas pretende chegar a 2013 com um quadro de 5 mil.

Serviço: as passagens aéreas da Azul podem ser adquiridas pelo site da empresa www.voeazul.com.br, pela central de atendimento (11) 3003-2985 (3003 AZUL) ou nas agências de viagem.

TV ao vivo e mais espaço estão entre os diferenciais

A Azul dá início às suas atividades apostando em alguns diferenciais. Entre eles, o maior espaço entre os assentos, seis tipos de lanches e programação de TV ao vivo. O espaço apertado entre os assentos é uma das maiores reclamações por quem utiliza os aviões como meio de transporte.

As aeronaves Embraer 190/195 da Azul, equipadas com bancos de couro ecológico, têm fileiras com só quatro assentos, dispostos dois a dois, sem as incômodas poltronas do meio, seguindo o exemplo da classe executiva das companhias aéreas.

O espaço entre as poltronas também é maior: são 79 centímetros, o que permite esticar as pernas, e não há barras de fixa&ccedi,l;ão intermediárias, tornando mais fácil guardar bagagens no assoalho ou simplesmente aproveitar o espaço com maior comodidade.

Há também o Espaço Azul, 16 poltronas ainda mais espaçosas, com 86 centímetros de distância da poltrona da frente. Para reservar uma poltrona dessas, basta pagar cerca de R$ 30 a mais.

Segurança

As aeronaves contam com o que há de mais moderno em termos de tecnologia aeronáutica, como, por exemplo, dois dispositivos HUD -Head Up Display – que permitirão um significativo aumento na segurança operacional.

Originário da aviação militar, o sistema permite a projeção dos dados mais importantes do vôo num cristal que fica à altura dos olhos dos pilotos, fazendo com que eles tenham todas as informações necessárias para voar sem precisar desviar os olhos da pista de pouso e do tráfego de outras aeronaves.

A empresa também promete diferencial no serviço de bordo, outro tão criticado em outras companhias. A Azul vai servir seis tipos de snacks (lanches), que podem ser consumidos à vontade. Os carrinhos foram deixados de lado e a oferta vai incluir bolachas, batatas, wafers, amendoins, refrigerantes, chá, café, sucos, entre outros.

A nova companhia será a primeira na América Latina a oferecer TV ao vivo, em monitores individuais, por meio da instalação de um sistema via satélite da LiveTV, que estará disponível a partir do segundo semestre do ano que vem. Algumas aeronaves já terão monitores individuais em todos os assentos, exibindo conteúdo gravado já este mês.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo