Atividades como rafting e rapel e os destinos onde são praticados ganharão melhor divulgação no mercado internacional. |
“Firmar o Brasil internacionalmente como destino definitivo é um processo que acontece passo a passo, como este que damos hoje. A criação do bureau é um movimento que tem grande repercussão para o País, para a nossa economia.” Essa foi uma das declarações do ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, ao lançar na semana passada o Bureau Brasil de Ecoturismo, Aventura e Mergulho, durante a feira Adventure Sports, em São Paulo.
Com incentivo e apoio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), a entidade tem o objetivo de organizar a comercialização de serviços e destinos nacionais de ecoturismo, aventura e mergulho para o mercado internacional. De direito privado e sem fins lucrativos, o bureau é formado por dez operadoras de turismo de atuação nacional. Suas principais atribuições são promoção, divulgação e comercialização de produtos turísticos no exterior, em parceria com o poder público e o terceiro setor; apoio e incentivo à produção de pesquisas do mercado e ao desenvolvimento tecnológico aplicado às práticas desses segmentos; consolidação da cadeia produtiva; e multiplicação das ações entre operadoras e comunidades locais. A curto prazo, serão discutidos critérios de ingresso de novas operadoras no bureau.
Diversificação
A Embratur vem incentivando a criação de bureaux nacionais, por segmento turístico, que congreguem empresas e profissionais para incrementar a comercialização no mercado internacional. Também com estímulo do instituto, já estão consolidados os bureaux de golfe e resorts. Até outros cinco segmentos têm a formação de associações em estudo.
A criação dos bureaux faz parte da estratégia de aumentar a entrada de visitantes estrangeiros e de moeda forte no País. Entre as metas do Plano Nacional de Turismo estão atrair nove milhões de turistas estrangeiros e US$ 8 bilhões em divisas em 2007.
Dez são as fundadoras do bureau
– Ambiental Expedições – www.ambiental.tur.br
– Biotrip – www.biotrip.com.br
– Brasil Aventuras – www.brasilaventuras.com.br
– Echo Operadora – www.echo.tur.br
– Freeway Adventures – www.freeway.tur.br
– Multitravel – www.multitravel.com.br
– Pisa Trekking – www.pisa.tur.br
– Terra Nativa – www.terranativa.com.br
– Venturas & Aventuras – www.venturas.com.br
– Viagem Aventura –
www.viagemaventura.com.brTurismo de pesca também em destaque
Durante o Brazil Fishing Show, evento também ocorrido em São Paulo, foi a vez da formalização do Bureau Brasil de Pesca Esportiva. Por meio dele, vários profissionais ligados ao setor terão um canal de divulgação de seus destinos e também de suas ações, facilitando a promoção no exterior. “Isso amplia o volume de negócios e de clientes no setor”, avalia o presidente da Embratur, Eduardo Sanovicz.
O presidente eleito do bureau, Wilson Katakura, não imaginava, num primeiro momento, que este seria um caminho: “Mas agora eu abracei a iniciativa e estou confiante”. Katakura, recém-eleito também para a presidência da Associação Brasileira de Pesca Esportiva (Fishing Brasil) e diretor da operadora Sugoi Turismo, prevê que a partir de agora, “com a criação de folders e material promocional, possa, já na temporada de 2006, conseguir gerar um fluxo permanente de turistas europeus para vir pescar no Brasil.