Brasil ganha bureau de turismo de aventura

“Firmar o Brasil internacionalmente como destino definitivo é um processo que acontece passo a passo, como este que damos hoje. A criação do bureau é um movimento que tem grande repercussão para o País, para a nossa economia.” Essa foi uma das declarações do ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, ao lançar na semana passada o Bureau Brasil de Ecoturismo, Aventura e Mergulho, durante a feira Adventure Sports, em São Paulo.

Com incentivo e apoio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), a entidade tem o objetivo de organizar a comercialização de serviços e destinos nacionais de ecoturismo, aventura e mergulho para o mercado internacional. De direito privado e sem fins lucrativos, o bureau é formado por dez operadoras de turismo de atuação nacional. Suas principais atribuições são promoção, divulgação e comercialização de produtos turísticos no exterior, em parceria com o poder público e o terceiro setor; apoio e incentivo à produção de pesquisas do mercado e ao desenvolvimento tecnológico aplicado às práticas desses segmentos; consolidação da cadeia produtiva; e multiplicação das ações entre operadoras e comunidades locais. A curto prazo, serão discutidos critérios de ingresso de novas operadoras no bureau.

Diversificação

A Embratur vem incentivando a criação de bureaux nacionais, por segmento turístico, que congreguem empresas e profissionais para incrementar a comercialização no mercado internacional. Também com estímulo do instituto, já estão consolidados os bureaux de golfe e resorts. Até outros cinco segmentos têm a formação de associações em estudo.

A criação dos bureaux faz parte da estratégia de aumentar a entrada de visitantes estrangeiros e de moeda forte no País. Entre as metas do Plano Nacional de Turismo estão atrair nove milhões de turistas estrangeiros e US$ 8 bilhões em divisas em 2007.

Dez são as fundadoras do bureau

– Ambiental Expedições – www.ambiental.tur.br

– Biotrip – www.biotrip.com.br

– Brasil Aventuras – www.brasilaventuras.com.br

– Echo Operadora – www.echo.tur.br

– Freeway Adventures – www.freeway.tur.br

– Multitravel – www.multitravel.com.br

– Pisa Trekking – www.pisa.tur.br

– Terra Nativa – www.terranativa.com.br

– Venturas & Aventuras – www.venturas.com.br

– Viagem Aventura –

www.viagemaventura.com.br

Turismo de pesca também em destaque

Durante o Brazil Fishing Show, evento também ocorrido em São Paulo, foi a vez da formalização do Bureau Brasil de Pesca Esportiva. Por meio dele, vários profissionais ligados ao setor terão um canal de divulgação de seus destinos e também de suas ações, facilitando a promoção no exterior. “Isso amplia o volume de negócios e de clientes no setor”, avalia o presidente da Embratur, Eduardo Sanovicz.

O presidente eleito do bureau, Wilson Katakura, não imaginava, num primeiro momento, que este seria um caminho: “Mas agora eu abracei a iniciativa e estou confiante”. Katakura, recém-eleito também para a presidência da Associação Brasileira de Pesca Esportiva (Fishing Brasil) e diretor da operadora Sugoi Turismo, prevê que a partir de agora, “com a criação de folders e material promocional, possa, já na temporada de 2006, conseguir gerar um fluxo permanente de turistas europeus para vir pescar no Brasil.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo