A região em que se situa Bragança é parte integrante do Planalto Atlântico (Serra da Mantiqueira), fronteira com o Estado de Minas Gerais e São Paulo. A sua posição geográfica é privilegiada, pois fica no meio do triângulo formado pelo Vale do Paraíba, a cidade de São Paulo e Campinas/Jundiaí. Assim como Roma, Bragança situa-se entre sete colinas, sombreando os vales e valorizando a expressão “cidade poesia”.
Em seus arredores, muitos passeios em contato com o verde, com destaque para o Pico do Lobo, a 1.750 metros de altitude, especial para alpinismo, caminhadas e pesquisas científicas.
Muitos são os atrativos de Bragança Paulista. Entre eles podemos destacar:
– Lago do Taboão: Cartão Postal da cidade, o lago do Taboão é um lugar belíssimo além de ser um grande equipamento de lazer da cidade com pista de cooper, quadra de areia, quadra de basquete e playground.
– Centro de Artesanato: Pavilhão onde cerca de cem artesãos expõem seus produtos que variam de peças, decorativas, tear, diversas técnicas de pintura em madeira, telas em óleo, brinquedos, bijuterias etc.
– Represa Jaguary: Formada pelos rios Jaguary e Jacareí, são 50 km² de água límpida circundada por montanhas e uma natureza exuberante. É ponto de encontro dos participantes de esportes náuticos, pesca e natação.