Bons motivos para sair das grandes cidades

Com apenas 82 quilômetros quadrados, Governador Celso Ramos está localizado na chamada Costa Esmeralda de Santa Catarina. O município conta com 23 praias cercadas por belezas naturais – algumas desertas, outras com infra-estrutura necessária para receber visitantes o ano todo. A cidade se projeta pela beleza dos costões, pela areia fina, pelas ilhas, pelos morros. Seus primeiros habitantes vieram das ilhas dos Açores e da Madeira, atraídos pela pesca da baleia, e deixaram sua marca na arquitetura, na gastronomia e na cultura da região.

Chegar em Governador Celso Ramos é fácil. Saindo de Florianópolis, são 41 quilômetros pela BR 101 em direção ao norte do Estado. Na entrada do município, a placa sinaliza o caminho para um cenário de belezas naturais e infra-estrutura dignas dos destinos turísticos mais procurados do Brasil.

São destaques no município, já urbanizadas, as praias de Palmas, Grande, Calheiro, Fazenda da Armação, Costeira da Armação, das Cordas, do Antenor, da Caieira e do Tinguá; e as enseadas da Armação da Piedade e dos Ganchos. Entre as praias praticamente desabitadas estão as praias do Simão, Fora, Baleote, Ilhéus, Sisal, Bananeiras, Figueira, Antônio Corrêa, Zé André, Magalhães, Porto, Sinal e do Chico Serafim.

Fazem parte ainda das atrações, a Baía dos Golfinhos e Dez Ihas, entre elas, Ilha de Anhatomirim (onde fica a Fortaleza de Santa Cruz), Ilha do Arvoredo (reserva biológica), Ilha do Trinta Réis, Ilhota das Palmas, Ilha Maximiliano, Ilhota dos Ganchos, Calhal de São Pedro e Ilha Grande.

Em Anhatomirim fica uma das mais antigas fortalezas, tombada pelo Patrimônio Histórico, sob jurisdição do município e mantida pela Universidade Federal de Santa Catarina. Ela mantém traços da arquitetura portuguesa de influência renascentista. Dali é possível avistar as Ilhas do Arvoredo, de Ratones e de Santa Catarina (Florianópolis).

Indicação

Típica de uma pequena aldeia de pescadores, a praia de Calheiros é uma das indicações para visitar no local. São 300 metros de areia branca tocada em toda sua extensão pela superfície calma das águas do Atlântico. Os barcos de pesca e as amarras sinalizam a atividade econômica principal da região: a maricultura.

O cultivo de mariscos e outras espécies de frutos do mar fazem o cardápio de hotéis, clubes e restaurantes do local. Na lista dos mais pedidos estão o Marisco Lambe-Lambe (um tipo de risoto com mariscos na casca), a Tainha assada na Folha de Bananeira, a Anchova Escalada e Grelhada, o Caldo de Peixe e o Peixe Frito com Pirão.

Mais adiante, está a praia de Palmas. Reduto de tranqüilidade e beleza próprio para o lazer familiar ou um passeio romântico. O acesso à praia é livre de filas e a costa é cor de esmeralda. No local começam a surgir novos empreendimentos para a melhoria das instalações de hospedagem e residência da região.

Outras informações sobre Governador Celso Ramos podem ser obtidas no site www.govcelsoramos.com.br .

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo